Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 26 de abril de 2012

HIPERTENSOS E DIABÉTICOS – COMO ESTÃO DISPONIBILIZADOS OS SERVIÇOS NO MUNICÍPIO

Reunião com grupos de Hipertensos e Diabéticos no ESF Fonseca
Com uma extensa área territorial de 3.517 km² e com distâncias que chegam a 70 km de distância da sede, a rede assistencial do município se estrutura em 73 pontos de atendimento em saúde, envolvendo o PAM, PSC, ESFs, CAPS, CEO, postos de saúde no interior e unidade móvel, e tem beneficiado as mais distantes comunidades que tem à disposição na própria localidade, atendimentos básicos que garantem vários de assistência médica, incluindo o atendimento aos grupos de hipertensos e diabéticos. A SMS disponibiliza também, a distribuição de medicamentos para grupos de hipertensos e diabéticos, além de contar com veículos e ambulâncias para transporte destes pacientes para serviços de referência em outras cidades
Nos ESFs, por exemplo, as equipes estão constituídas por médico, Enfermeiro, Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e seis Agentes Comunitários de Saúde. Possui também uma equipe de apoio que é composta por um Coordenador, dois Motoristas e dois Serviços Gerais. As equipes do ESF atendem a 36% do território do município, e uma média de 13.400 pessoas nas suas áreas de abrangência. A equipe do ESF – II (Fonseca), atende uma parte da área rural e toda a população urbana; o atendimento ambulatorial é realizado de segunda à sexta-feira, 8 horas diárias no turno da manhã e tarde. Os períodos são dedicados à realização de visitas domiciliares, atividades educativas junto às escolas, grupos de gestantes, terceira idade, diabéticos, hipertensos e também a atendimentos ambulatoriais. Os ESFs I e III (Nova e Triângulo), atendem somente a população urbana. O ESF IV (Santo Antônio), atende a uma área totalmente rural, de segunda à sexta-feira, realizando atendimentos ambulatoriais nos períodos da manhã e tarde. O ESF IV, além de assentamentos e quilombos, nas quintas-feiras se desloca para atender também outras localidades dentro da área de abrangência (Santo Antônio, Progresso, Coxilha dos Pereiras e Boa Vista). Cada ESF faz sua reunião interna semanal para planejar e discutir as suas ações. De dois em dois meses é realizada uma reunião geral de todos os ESFs mais a coordenação. GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS Para exemplo do que é realizado nos ESFs, o ESF 02 Vila Fonseca, dentro da perspectiva da abordagem coletiva de problemas, realiza trabalhos em grupos direcionados a populações mais suscetíveis a agravos. Os grupos de hipertensos e diabéticos são realizados às quintas-feiras pela manhã. Os participantes recebem orientações sobre diversos assuntos relacionados à saúde e ao funcionamento dos serviços de saúde. A pressão arterial dos participantes é aferida e é feito o exame (HGT) para estimar a glicemia capilar das pessoas já diagnosticadas com diabetes. Semestralmente é calculado o índice de massa corporal (IMC) e medida a circunferência abdominal dos participantes para monitoramento de outro importante fator de risco cardiovascular que é a obesidade. As medicações básicas para hipertensão e diabetes são distribuídas conforme controle e receita médica para o mês seqüente. Após a reunião, alguns participantes do grupo são direcionados à consulta médica.
Serviços de saúde chegam às mais distantes localidades
Manter um controle sobre as ações realizadas, e desenvolver soluções para melhorar os níveis de saúde tem sido a meta do Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a Secretária Gabriela Schiavon, ressaltando os investimentos e as ações que vem implementando para melhorar ainda mais o atendimento e a acessibilidade da comunidade, aos serviços de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário