Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

OUTONO - COMEÇA AUMENTAR PROCURA PELOS ATENDIMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde é a unidade gestora do sistema municipal, e possui em sua rede; 26 unidades básicas e/ou postos de saúde no interior; 04 unidades da estratégia de saúde da família nos bairros da cidade, sendo 01 na zona rural; uma unidade de pronto atendimento 24 horas (PAM), com serviço de radiodiagnóstico, eletrocardiograma e ultrassonografia; uma unidade de atendimento até as 22 horas – PS Central, com atendimento em atenção básica (odontologia, puericultura, nutrição, imunização, ambulatório de pediatria e ginecologia), contando ainda, com os serviços especializados dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS I (Casa de Saúde Mental) e CAPS AD (Álcool e Drogas); um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO que é referência para (12) doze municípios da região e um Laboratório de Regional de Próteses Dentárias – LRPD, além de uma unidade de radiodiagnóstico e ultrassonografia e da farmácia básica municipal.
 
Com toda essa estrutura, é necessária uma rede assistencial organizada e bem estruturada para atender uma demanda superior á 35 mil procedimentos realizados todo mês. São mais de 230 profissionais envolvidos, e mais de 1.100 atendimentos diários, que podem chegar, á mais de 1.300 nos dias mais frios, somando números superiores á 38 mil atendimentos no mês.  
Estes procedimentos são computados todo mês, alternando variáveis que vão de 30 mil à 38 mil atendimentos mensais, conforme os meses de maior e menor volume nos atendimentos. Na época de outono/inverno, os números tendem aumentar, reduzindo um pouco nos meses mais quentes.
Com a chegada do outono, os dias mais quentes vão ficando para traz, aumentando as chances das doenças que vem com o frio.
O melhor remédio, conforme orientação da SMS, é a prevenção! Hábitos saudáveis e boa alimentação, também ajudam a superar as intempéries dos meses que se aproximam.
O mês de março registrou 35.242 procedimentos em todas as unidades de saúde pública do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário