Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESF BAIRRO FONSECA - R$ 420 MIL INVESTIDOS PARA MELHOR SERVIR À COMUNIDADE LOCAL

Com atividades curativas (consultas médica, odontológica e de enfermagem) a ESF 02 Vila Fonseca desenvolve ações em grupos voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos. Dentre esses, destacam-se os grupos de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) realizados às quintas-feiras pela manhã, o grupo de gestantes com palestras e atendimento médico pré-natal feitos na própria unidade de saúde na primeira sexta-feira de cada mês e as inovações da ESF 02 Vila Fonseca em Canguçu que são o grupo de auto-estima e o grupo de mães e bebês. Este último é destinado às crianças de 0 a 2 anos e seus responsáveis.
Em duas tardes por mês são realizadas atividades educativas relativas à saúde da criança, além de consulta de rotina de puericultura, avaliação médica e vacinação.
A Saúde da Família, conforme explica a equipe, é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Melhorar ainda mais estes serviços, é o objetivo da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Com R$ 420 mil em investimentos, o novo ESF, em fase de conclusão de suas obras, e com suas novas instalações deverá superar as mais de 3 mil pessoas em média, hoje atendidas.
A data de inauguração deverá ser anunciada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário