Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É A DOENÇA DE FALCIFORME?


Segundo dados recentes do IBGE, cerca de 8% da população de Canguçu é negra. E você sabe o que é a Doença Falciforme?
O Ministério da Saúde estabeleceu em 2005, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, e junto, a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. 
Falciforme, é uma doença hereditária, ou seja, as pessoas já nascem com ela. É o resultado de uma modificação genética no gene (DNA) que, no lugar de produzir o pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, dentro dos glóbulos vermelhos ou hemácias, produz outro, denominado S (HbS). Assim, a Doença Falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de HbS nos glóbulos vermelhos de um indivíduo. É predominante na população afrodescendente.
Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe, que produzem hemoglobina S, ela possui um padrão genético SS, causador da Anemia Falciforme, que é um tipo de Doença Falciforme, o tipo homozigoto (HbSS).
A hemoglobina S pode associar-se com outras variantes de hemoglobinas, como por exemplo: HbS/HbC, HbS/HbD, HbS/Persistência de Hemoglobina Fetal, HbS/Beta Talassemia, etc. Todas essas doenças fazem parte também do grupo conhecido por Doença Falciforme, que, apesar das particularidades que a distinguem e de graus variados de gravidade, possuem sintomas e efeitos semelhantes.
A Doença de Falciforme teve sua origem na África, mas hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo. No Brasil, essa doença é muito presente devido ao elevado número de africanos trazidos à força para o trabalho escravo e que constituem uma das bases da formação da população brasileira. A população afrodescendente é afligida por um grupo de moléstias relevantes, entre as quais está a Doença Falciforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário