Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O QUE É HEPATITE

           É uma doença inflamatória que compromete as funções do fígado, um  órgão extremamente importante que executa muitas funções vitais para o nosso corpo.
Existem vários fatores que podem causar hepatite. Ela pode ser viral (quando for causada por um vírus), auto-imune (quando nosso sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los) ou ainda ser causada por reação ao álcool, drogas ou medicamentos, já que é no fígado que essas substâncias são transformadas.
            Existem vários tipos de hepatites, mas aqui trataremos das hepatites virais dos tipos mais comuns (A, B e C), explicando suas diferenças, as vias de transmissão e os meios para tratá-las.
            As hepatites podem ser agudas ou crônicas. Uma doença aguda é aquela que tem início repentino e geralmente apresenta sintomas nítidos. Quanto o organismo não consegue curar-se em até 6 meses, a doença passa então a ser considerada crônica e muitas vezes não apresenta sintomas.
         Alguns sintomas são comuns a todos os tipos, é o caso da icterícia (mais conhecida como o amarelão). A icterícia é a coloração amarelada da pele, das mucosas e do branco do olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário