Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SMS É PARCEIRA EM PROJETOS QUE LEVAM SAÚDE E PREVENÇÃO A SALA DE AULA

Especialistas acreditam que toda proposta educacional deve não apenas incluir informação sobre saúde, mas também considerar a saúde como bem maior da pessoa e da comunidade. O movimento de inclusão do tema saúde nas escolas brasileiras ganhou força com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, na qual se entende a escola como uma instância abrangente, focada no conceito mais pleno de educação da criança.
Nesta mesma proposta, a Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu já desenvolve algumas atividades envolvendo jovens e crianças de escolas do município, que atuam como elementos multiplicadores, informando e cobrando a família em termos de saúde.
    
O projeto Adolescência Sadia, que tem como objetivo a prevenção ao uso de drogas, a gravidez na adolescência e a violência, a equipe da SMS desenvolve ações diretas com as famílias e a comunidade. A capacitação de profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social, a fim de atuarem como agentes multiplicadores de conhecimento, buscando a garantia dos direitos sociais, vem sendo defendida pela Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão. Vamos acolher mais adolescentes neste projeto, disse. O projeto conta ainda com a parceria de outras entidades não governamentais do município.
No Projeto Amigos do Dente - A SMS está ajudando as crianças a sorrir mais e melhor. Atualmente, o Projeto Amigos do Dente está sendo desenvolvido em três escolas do município: Escola Municipal de Ensino Infantil Santa Izabel, Escola Municipal de Ensino Infantil Reverendo Joaquim Manoel da Silveira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Marques Porto. A intenção deste projeto é transmitir os conhecimentos sobre cuidados odontológicos junto a crianças, que muitas vezes tem sua saúde bucal deixada de lado.

A higienização bucal é o grande foco do projeto, pois durante a sua execução, as crianças desenvolvem técnicas de escovação supervisionada e uso do fio dental, de acordo com a desenvoltura e habilidade motora de cada faixa etária. Para isto, são realizadas visitas semanais dos cirurgiões-dentistas: Camila Lopes Schmalfuss e Nelson Pereira junto às escolas.

Além destes projetos, a SMS através do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) realiza técnicas de escovação, palestras e teatros sobre o tema saúde em todas as escolas e creches que estão dentro das suas áreas de abrangência. As equipes do ESF atendem a 36% do território do município, e uma média de 13.400 pessoas nas suas áreas de abrangência, segundo Paula Viola – Coordenadora dos ESFs.
    Projetos que levam saúde e prevenção para a sala de aula, mudando a vida de crianças, adolescentes e suas famílias tendem a ser ampliados, e a SMS de Canguçu está atenta aos programas e iniciativas que se engajem neste objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário