Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ÍNDICES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO SÃO MONITORADOS EM REUNIÕES DA SMS

Os coordenadores dos setores da SMS e a Secretária Mariza Helena Eslabão estiveram reunidos mais uma vez em 2011, para tratar exclusivamente do monitoramento dos índices de saúde do município.
As reuniões que são realizadas duas vezes ao ano, é um trabalho de acompanhamento que a secretaria realiza, no objetivo de cruzar as informações dos índices pactuados e os alcançados pelo município, mantendo as metas estipuladas e buscando melhorar os índices não alcançados.
Durante a reunião, os coordenadores detalharam o trabalho que vem sendo realizado e demonstraram preocupação com as poucas informações existentes sobre os casos de tuberculose e hanseníase, sugerindo que a equipe médica de saúde pública do município, esteja mais informada e atenta para identificar os sintomas destas doenças.
O paciente que estiver com suspeita destas doenças, também deve procurar os serviços de saúde e pedir um diagnóstico mais apurado. Geralmente, pelo contingente que todos os dias procuram os serviços públicos de saúde, fica difícil identificar pacientes com sintomas destas doenças, reconhece a equipe.
Na Tuberculose por exemplo, maioria dos pacientes não exibem nenhum indício da doença, e outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante a solicitação de outros exames.
No caso da Hanseníase, o período de incubação varia entre três e cinco anos, onde sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas que geralmente não são tratadas adequadamente, e o tamanho das manchas já existentes aumentam podendo causar inclusive deformações em regiões como nariz e dedos. Esta doença é capaz inclusive, de contaminar outras pessoas.
Veja nos posts a seguir, um pouco mais sobre estas doenças:

Nenhum comentário:

Postar um comentário