Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SMS ENCAMINHA PEDIDO DE NOVA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE


A Secretária de Saúde Mariza Helena Eslabão está encaminhando ofício à Senadora Ana Amélia Lemos solicitando a apresentação de Emenda Parlamentar em favor da área de saúde do município, especificamente para a aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde (UMS). O veículo, é um Micro-ônibus equipado com Consultório Médico e Odontológico, estrutura necessária para levar atendimento às mais de 33,5 mil pessoas residentes no interior.                                    
Atualmente, a SMS conta com essa modalidade de atendimento, atingindo 39 Associações Comunitárias de Desenvolvimento Rural, e para atingir as 64 comunidades do interior, conta também com 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas e 38 locais atendidos pela UMS, com equipe constituída de Médico, Odontólogo, Enfermeira e Auxiliar de Enfermagem. No entanto, esta Unidade Móvel de Saúde, que participa da estatística de mais de vinte mil procedimentos realizados mensalmente, já não atende de maneira satisfatória, as demandas de atendimento nestas localidades, necessitando ser susbstituída. A configuração de uma UMS moderna e mais bem equipada está orçada em torno de R$ 300 mil.
São 38 localidades atendidas pela UMS
A solicitação tem o objetivo de garantir a continuidade dos serviços de saúde prestados nestas comunidades rurais, que representam 63% da nossa comunidade, e que tem neste tipo de atendimento não só o acesso mais facilitado ao tratamento curativo das doenças com médico e dentista, mas especialmente, a prevenção e a promoção da saúde como a vacinação, o exame citopatológico do colo de útero para mulheres, e o exame clínico de mamas, estes dois últimos, grandes aliados na proteção da vida de inúmeras mulheres do nosso município.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário