Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1º DE DEZEMBRO - DIA DE LUTA CONTRA A AIDS

Com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU, uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, transformou o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
Em Canguçu, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS, está desenvolvendo uma programação diferenciada dos anos anteriores.
A Coordenadora do Programa – Nara Fucolo Müller, destaca que a SMS trabalha com a garantia do sigilo, buscando evitar o preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com o HIV. O Programa DST/AIDS de Canguçu, entende que a importância do sigilo, garante o apoio adequado, a assistência e o encaminhamento ao tratamento da AIDS e ao seu diagnóstico, sem expor o paciente.
Muitos estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito, discriminação, orientação e prevenção, a SMS espera continuar reduzindo o impacto do vírus no município. Mesmo sem divulgar as estatísticas, a Coordenadora garante que o número de pessoas positivas está diminuindo, uma resposta às inúmeras campanhas de prevenção que são desenvolvidas no município. Além das campanhas regulares do Programa Adolescência Sadia, as campanhas já foram desenvolvidas no carnaval, em bares, bailes, bailões, escolas municipais, estaduais e particulares, boates (casas noturnas), praças, associações comunitárias, e outras campanhas específicas, como para o comércio, a imprensa e o CAPS.
Hoje, tem mais gente fazendo exame, e menos gente positivando, ressalta.
Inserida na luta contra a AIDS, a SMS neste dia 1º de dezembro estará realizando uma campanha diferente, desta vez direcionada aos cabeleireiros, barbeiros, pedicures, manicures e profissionais dos Salões de Beleza. São aproximadamente 70 salões no município, além dos profissionais que atendem á domicílio.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário