Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CANGUÇU É O QUARTO MAIOR NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO


O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
         Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças á divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
         De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.


Canguçu – O município que apresentou um índice de 0,6857, com base no IFDM de 2009, têm na área de saúde os principais avanços conquistados nos últimos anos, conduzindo o município para um patamar melhor no ranking.
Em 2000, o município apresentava um índice regular de 0,5402. Já em 2005, considerando as políticas públicas implantadas, e no esforço de atacar áreas fundamentais como saúde, educação e habitação, o município passou de regular para moderado. O índice 0,6180 consolidava Canguçu como um dos municípios que mais se desenvolviam na região.
         Os últimos números apresentados pelo Sistema FIRJAN mostra que a área de saúde, seguida da educação, puxaram o índice para cima, apresentando um crescimento de 11% em relação á 2005.
Segundo a FEE – Fundação de Economia e Estatística, os municípios que dependem quase só da agricultura têm dificuldade de gerar empregos formais, comprometendo um crescimento ainda maior destes índices. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário