Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

INVESTIMENTOS NOS POSTOS DE SAÚDE - PREFEITO CÁSSIO ASSINA TERMO QUE GARANTE MAIS 20% DE REPASSES


Na tarde desta terça, 29 de novembro/2011, o prefeito Cássio Mota assinou, na capital Federal o termo de compromisso pelo qual Canguçu adere ao Programa Saúde Mais Perto de Você, cujo lançamento foi feito hoje pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. O Programa Saúde Mais Perto De Você é uma estratégia de governo assentado em quatro eixos básicos: 01 – Acesso e qualidade; 02 – Reformas; 03 – Informatização e Tele – Saúde ; 04 – Investimento na Atenção de Saúde Básica.
Com isso, a pretensão é a de melhorar os atendimentos nos Postos de Saúde. Assim sendo, a partir do mês de dezembro, o Ministério pretende começar a liberar recursos para que os municípios, a fim de que estes possam cumprir os compromissos relativos às metas de qualidade previstas no programa. A meta é um repasse de até 20% a mais do que o repasse atual, segundo ministro Alexandre Padilha. Dentro de seis meses, haverá uma avaliação de resultados.
Essa melhora esperada pelo programa pretende desafogar as baixas hospitalares, reduzir filas de espera e prestar sempre que possível, o atendimento ao paciente o mais perto de sua moradia, “conseguimos resolver mais problemas das pessoas, quando elas estão mais perto de casa”, disse o Ministro no ato de lançamento.
O programa lançado hoje prevê ainda a reforma de Postos de Saúde, construção de outros e a implantação de serviços de Núcleos Tele-Saúde, através dos quais os médicos poderão interagir com outros especialistas (pela Internet ou por Videoconferências), sobre diagnósticos, a fim de evitar, sempre que possível o deslocamento de pacientes de uma cidade para outra.
O prefeito Cássio Mota ficou muito contente com o programa, “é uma atitude arrojada que chega em boa hora, foi uma grata surpresa ao chegar aqui e encontrar este programa à espera, pronto para assinarmos a adesão”, afirmou. Segundo o Prefeito esse programa irá acrescentar, de forma positiva, algo mais para a aplicação do atendimento básico de saúde nos municípios. Junto com o prefeito Cássio, estão acompanhando as audiências em Brasília, o vereador Cesar Madri e o secretário da Educação Andrio Aguiar.
Nesta quarta-feira, 30 de novembro, a comitiva canguçuense, desenvolve ações constantes da pauta relativa à Emenda 29 da Saúde e em favor de uma justa divisão dos royalties do petróleo entre os Estados e Municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário