Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DENGUE - OS SINTOMAS


Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. Há duas formas:

- Clássica - Apresenta-se geralmente com febre alta, forte dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, manchas e erupções na pele semelhantes as do sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço. Raramente mata.

- Hemorrágica - Forma mais severa da doença, pois é possível ocorrer sangramento e pode levar à morte. O paciente tem dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, perda de consciência.

- Se estiver contaminado, como me tratar?
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. A pessoa deve se manter em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário