Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SMS ESTÁ ELABORANDO O SEU PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE

O Plano Municipal de Saúde de Canguçu tem a finalidade de detalhar as ações a serem desenvolvidas na área de saúde municipal, no período de 2010 à 2013.
Através do que reza a Constituição Federal de 1988, nos direitos constitucionais da saúde, assim expressa: “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”, a administração municipal deseja viabilizar o SUS Municipal atendendo aos principais básicos do sistema, ou seja, ofertando serviços de qualidade com universalidade, integralidade, eqüidade e construindo a política municipal de saúde, a partir da participação de toda a comunidade.
 
É importante lembrar que a implantação de políticas de saúde passa por um constante desafio, que perpassam os princípios do SUS: Universalidade, Eqüidade e Integralidade.
As ações e serviços da Atenção Básica à Saúde precisam acontecer desenvolvendo-se e constituindo-se na porta de entrada do sistema para toda a população, resolvendo parte cada vez maior dos seus problemas de saúde e assegurando para os problemas mais complexos, o atendimento nos serviços de média e alta complexidade, os quais precisam ser assumidos definitivamente pela esfera estadual e nacional, não onerando mais o orçamento municipal.
O novo paradigma a ser repensado é que precisamos repensar um novo modelo assistencial. Um modelo que prioriza a atenção básica, a prevenção, a ação qualificada das equipes de saúde, os agentes comunitários de saúde, profissionais das equipes de ESF, agentes de vigilância em saúde, grupos de saúde, investimentos nas unidades básicas de saúde, na formação de uma rede de saúde que ofereça qualidade de vida, eqüidade, gratuidade, resolutividade, acesso e humanização.
Assim sendo, o Plano Municipal de Saúde deseja ser um instrumento de gestão à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que se consolide na esfera municipal a gestão do SUS e que  todos possam efetivamente, participar deste processo de construção coletiva, não estático, mas flexível e sempre levando em conta o perfil epidemiológico da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário