Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O QUE É ENDEMIA E O QUE A SMS VEM REALIZANDO NESTA ÁREA

Convencionou-se no Brasil designar determinadas doenças, a maioria delas parasitárias ou transmitidas por vetor, como "endemias", "grandes endemias" ou "endemias rurais". Entre elas a doença de Chagas, A Febre Amarela e o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
 
A história das “Endemias” diz que chegamos ao final do século XX com uma folha corrida no mínimo paradoxal. Algumas endemias importantes foram controladas, algumas por ação direta dos programas de controle, outras por força da evolução da sociedade, como urbanização, saneamento e melhoria das condições de vida, não obstante ainda termos uma parcela significativa da população vivendo próximo e abaixo da linha da pobreza. A doença de Chagas, podemos dizer que foi resultado de uma combinação de fatores: ações específicas de controle, urbanização e redução da população rural. A transformação do trabalhador rural de permanente e residente no local em trabalhador temporário, residindo na periferia de cidades, tendência observada no país desde a década de 1960, foi um importante fator na redução da doença de Chagas.

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o Vírus. Esses mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã ou no final da tarde. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor por trás dos olhos. A pessoa com a dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

ESTRATÉGIAS
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DA SMS
É desenvolvido trabalho de prevenção e controle da doença de CHAGAS e DENGUE procurando atingir as metas propostas e pactuadas conforme as PPIs.
SISÁGUA, coleta de água na cidade e interior.
Controle da RAIVA.
- Visitas a 30 PITs (postos de informação Triatomínios), visitas mensais.
- Coleta de BARBEIROS e envio para a 3ª CRS.
- Pesquisa e borrifações no controle do BARBEIRO.
          DENGUE
- Identificação de possíveis criadouros tanto para Aedes Aegypti como para Cullex.
- Mapeamento e atualização de imóveis na área urbana.
- Visitas semanais a 50 ARMADILHAS, colocadas em pontos estratégicos.
- Visitas quinzenais à PÉS (Pontos Estratégicos), (borracharias, ferro velhos, cemitérios, depósitos de material de construção, etc...)
- Alimentação e manutenção de sistema de informação SISFAD.
- Coleta de larvas e envio para 3ª CRS para identificação.
SISÁGUA
- Coleta de 18 amostras d´água na cidade e 18 no interior para verificar condições da água para consumo humano.
- Orientações sobre saneamento básico e alimentação do sistema de informações SISÁGUA.
RAIVA
- Coleta de 16 cabeças de cães por ano e envio para o laboratório.
DIVULGAÇÃO E PALESTRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário