Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

DEMANDA REPRIMIDA - MUNICÍPIO CONTABILIZA MAIS DE 1,7 MIL CONSULTAS PARA MAIS DE 30 DIFERENTES ESPECIALIDADES

Prefeitos cobram da União mais recursos para a saúde
A implantação de políticas de saúde passa por um constante desafio, que perpassam os princípios do SUS: Universalidade, Eqüidade e Integralidade.
As ações e serviços da Atenção Básica à Saúde precisam acontecer desenvolvendo-se e constituindo-se na porta de entrada do sistema para toda a população, resolvendo parte cada vez maior dos seus problemas de saúde e assegurando para os problemas mais complexos, o atendimento nos serviços de média e alta complexidade, os quais precisam ser assumidos definitivamente pela esfera estadual e nacional, não onerando mais o orçamento municipal. Os pequenos e médios municípios continuam enfrentando seus desafios quando se trata de assegurar aos seus pacientes, atendimentos em especialidades (via SUS) não existentes em seus municípios, chamados de média e alta complexidade.

ATENDIMENTOS DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Diariamente, são marcadas em torno de 50 consultas, contemplando os atendimentos mais complexos, que devido á organização do SUS, continuam disponíveis apenas em outras cidades, como Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas, Bagé, Santa Maria e outras, conforme a especialidade exigida.
Conforme Michele Vieira – Responsável pelo Setor de Transporte da SMS de Canguçu, apenas para Pelotas, é uma média de 300 pacientes transportados semanalmente para tratamento de hemodiálise, quimioterapia ou outros atendimentos nos serviços de média e alta complexidade.

Os procedimentos para o paciente marcar consultas e exames fora do domicílio:
1º) Fazer o encaminhamento médico clínico geral.
2º) Passar pela marcação de exames ou na assistência social da SMS – 2º piso.
3º) Depois de definir o destino da consulta ou exame, o paciente passa no Setor de Transportes (2º piso) com o encaminhamento da consulta ou exame e assina a requisição de transporte com a Michele ou Luciele. Para marcar as viagens. O paciente deve também, levar a CI ou CPF, Cartão SUS e Sistema de Referência.


Emenda 29 está nas mãos do governo federal para ser votada
Os horários fixos dos ônibus - saindo do PAM:

Para Porto Alegre: Segundas, quartas e sextas-feiras ás 3 horas da manhã (Diversas especialidades).
Quando há demanda maior, também ás terças e quintas-feiras.
Para Pelotas: Segundas, quartas e sextas-feiras ás 10 horas da manhã. Terças e quintas-feiras ás 7 horas da manhã (Hemodiálise, quimioterapia, consultas,...).
Para Rio Grande: Terças e quintas-feiras ás 6 horas da manhã.
Quando há demanda maior, segundas e sextas-feiras (Traumatologia,...).
Outros municípios, apenas quando há demanda.

A DEMANDA REPRIMIDA E OS DESAFIOS DA SMS
Conforme levantamento do setor de marcação, as consultas com cardiologista, dermatologista, gastroenterologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, endocrinologista, reumatologista, traumatologista e urologista, lideram a lista das mais de 30 especialidades que fazem parte da demanda reprimida do município.
Atualmente, são mais de 1,7 mil consultas agendadas para estas especialidades. Há demandas superiores há um ano, como Cardiologista, Urologista e Oftalmo.



O novo paradigma a ser repensado, é um modelo que priorize a atenção básica, a prevenção, a ação qualificada das equipes de saúde, os agentes comunitários de saúde, profissionais das equipes de ESF, agentes de vigilância em saúde, grupos de saúde, investimentos nas unidades básicas de saúde, na formação de uma rede de saúde que ofereça qualidade de vida, eqüidade, gratuidade, resolutividade, acesso e humanização. Embora Canguçu esteja na vanguarda em muitas ações na área de saúde, o Executivo Municipal não se descuida desta área tão essencial à população, cobrando insistentemente do governo federal a votação da Emenda 29, que viabilizaria recursos para amenizar parte destes problemas, vividos pela maioria dos pequenos e médios municípios da região e do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário