Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA - O QUE É ISSO?


A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. Ela ocorre a ativação excessiva de uma proteina chamada de RAC1. Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.
Considera-se hipertenso o indivíduo que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico. Ou seja, uma única medida de pressão não é suficiente para determinar a patologia. A situação 14x9 inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.
Pressões arteriais elevadas provocam alterações nos vasos sanguíneos e na musculatura do coração. Pode ocorrer hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, morte súbita, insuficiências renal e cardíacas, etc.
O tratamento pode ser medicamentoso e/ou associado com um estilo de vida mais saudável. De forma estratégica, pacientes com índices na faixa 85-94 mmHg (pressão diastólica) inicialmente não recebem tratamento farmacológico.
Veja algumas das ações realizadas pelas Nutricionistas da SMS para que você possa cuidar melhor da sua saúde, estando também, mais informado sobre os perigos da hipertensão.
ESTRATÉGIAS
AÇÕES REALIZADAS PELA SMS
EXECUÇÃO
DIAGNÓSTICO DA DOENÇA
O diagnóstico clínico é realizado pelo médico e deve ser confirmado com o controle da PA
Médico, técnicos de enfermagem ou enfermeiro da SMS
CADASTRO NO PROGRAMA HIPERDIA
Preenchimento de cadastro mediante receita médica do SUS e documentos pessoais (RG, CPF e cartão do SUS)
Realizado por agentes de saúde, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem nos PSFs ou pelo Nutricionista no Posto de Saúde Central
DIGITAÇÃO DO CADASTRO NO SISTEMA HIPERDIA
Alimentação e Análise dos Sistemas de Informação e Atualização de cadastro
SMS (Nutricionista)
TRATAMENTO DOS CASOS
MEDICAMENTOSO: Com entrega de medicamento prescrito pelo médico através da farmácia municipal,na reunião dos grupos no Posto de Saúde Central e PSFs;
NUTRICIONAL: Através de uma alimentação saudável prescrita pela nutricionista;
AMBULATORIAL: No pronto atendimento e PSFs sempre que necessário;
DOMICILIAR (quando necessário):
Para pacientes com seqüelas de AVC e outras complicações ou pacientes acamados;
Para pacientes que necessitam de alimentação por sonda via gástrica ou enteral;
Para realização de curativos ou procedimentos mediante solicitação à SMS;
médico, nutricionista, farmacêutico, agente de saúde, enfermeiro e técnico de enfermagem da SMS
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Realizada com acompanhamento nas consultas ou nas reuniões mensais dos grupos do HIPERDIA
Nutricionista da SMS
ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Consulta com entrega de dieta alimentar de acordo com o estado nutricional do paciente e orientações gerais para prevenção de complicações da doença (cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, AVC, circulatórios)
Nutricionista da SMS
INVESTIGAÇÃO PRECOCE DE COMPLICAÇÕES
Nas reuniões dos grupos onde se orienta a realização periódica de exames (solicitado pelo médico) e controle de PA;
Nutricionista e médico da SMS
1º ATENDIMENTO DE URGÊNCIA (Realizado no Pronto Atendimento)
1º Atendimento às complicações agudas e outras intercorrências (deve ser realizado no pronto atendimento) com acompanhamento do estado nutricional e orientação alimentar (no posto de Saúde Central) e distribuição de medicamento através dos grupos nos PSFS ou nos grupos do Posto de Saúde Central e/oi na Farmácia Municipal.
SMS
ENCAMINHAMENTO DE CASOS GRAVES PARA OUTRO NÍVEL DE COMPLEXIDADE
Agendamento de consultas na SMS para Porto Alegre, Bagé e outras cidades que sejam referência. Ex.: endocrinologista.
SMS
MEDIDAS PREVENTIVAS ATRAVÉS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL DE OBESOS E SOBREPESOS INCLUIVE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PALESTRAS E CONVERSAS PARA ESCLARECER DÚVIDAS E MITOS REFENTES A ALIMENTAÇÃO
Ações educativas para controle e prevenção da obesidade, ao sedentarismo, a prevenção das complicações da doença, como os problemas cardiovasculares, AVC, dislipidemias, tabagismo, alcoolismo. Estes esclarecimentos são realizados nas reuniões dos grupos e também em ações em comemorações ao Dia Mundial da Aliementação e ao Dia Mundial da Saúde.
Ações educativas e também  na prática, para pacientes diabéticos e hipertensos de auto aplicação de insulina, teste de glicose e aferição da PA, realizada individualmente por médicos e/ou enfermeiros.
SMS
Estudo Epidemiológico do Estado Nutricional do HIPERDIA
Aplicação de freqüência alimentar do SISVAN; Avaliação do estado nutricional (peso, altura, circunferência) de todos os cadastrados no HIPERDIA
SMS
CONTROLE MENSAL DA PA
Aferição de PA para controle e evolução do tratamento da HAS
Técnica de enfermagem
ATIVIDADE FÍSICA NO HIPERDIA
Realização de atividade física com orientação de um profissional de Ed. Física na academia ao ar livre na praça central;
SMS
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário