Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SENHORES DA SAÚDE - DIA 18 DE OUTUBRO É O DIA DO MÉDICO

Um dos cursos mais disputados nos vestibulares, a medicina desperta nos jovens sonhos de prestígio e boa remuneração. A realidade dos médicos, no entanto, é antes de tudo de muito trabalho e estudo. Eles precisam se manter atualizados em relação a novos tratamentos, medicamentos e doenças e não podem esquecer o seu lado humano. "Você precisa de duas coisas para ser médico: gostar de gente e gostar de estudar", afirma Maria do Patrocínio Tenório Nunes, coordenadora de residência médica do curso na USP e conselheira do Conselho Regional de Medicina de São Paulo. De fato, manter-se atualizado é essencial para o bom médico.
Ontem, dia 18 de outubro, foi comemorado o Dia do Médico, no entanto, essa nobre tarefa de zelar pela preservação da saúde dos semelhantes, de curar as enfermidades alheias, tem de ser comemorado todos os dias. Acreditar no profissional, que abraça uma carreira convicto de uma vocação nata, para o exercício de uma missão sagrada, é acreditar que é possível fazer uma saúde de melhor qualidade neste país.
O curso de graduação em medicina dura, em média, 6 anos. Depois disso, os alunos passam pela residência, por um período que vai de 2 a 5 anos, onde acabam optando por uma área de especialização. A residência não é obrigatória, mas é escolhida pela grande maioria dos alunos - onde acreditam que as possibilidades de arrumar um bom emprego ficam melhores com ela. O médico precisa tomar cuidado, no entanto, para não ficar superespecializado e perder o contato com a parte geral da medicina.
O mercado de trabalho varia de região para região. Apesar do grande número de faculdades de medicina, há lugares do país, mais afastados das grandes cidades, com escassez no número de médicos. "É uma profissão onde não existe desemprego", afirma a coordenadora do curso da Unesp, Eliana Goldfarb Cyrino. "Por outro lado, para manter uma renda razoável é preciso ter mais de um emprego", completa. Quem sonha com um consultório próprio normalmente precisa esperar um pouco, já que a remuneração dos convênios é baixa e são raras as pessoas que podem pagar uma consulta particular. "Recém-formado que abre consultório está fadado a pagar para trabalhar", explica Angélica Maria Zeferino, coordenadora da Unicamp.
A valorização da humanização do tratamento médico ganhou grande importância nas faculdades de medicina. "É preciso ver o paciente como um todo, e não só como um doente", explica Marcelo Gil Cliquet, coordenador de graduação do curso na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. O bom relacionamento entre um médico e seu paciente é tão importante quanto os conhecimentos técnicos do profissional. Por isso, os alunos precisam aliar esses dois mundos. "Quando os alunos dizem que fazem ciências biológicas, eu respondo que isso não é verdade. A medicina é uma interface entre as biológicas e as humanas. Ela precisa ser assim", afirma Nunes.
Esse é um dos motivos pelos quais é muito importante a decisão de qual faculdade freqüentar. Nunes aconselha que os alunos em idade de prestar vestibular não tenham pressa e insistam no estudo para entrar em uma faculdade de qualidade. "Quem quer ser médico, sempre vai querer ser médico. Não adianta fazer um curso qualquer na pressa de se formar logo", acredita a professora. Uma boa faculdade precisa ter um corpo docente próprio e preparado - com no mínimo residência médica - e laboratórios onde possam ser estudados diversos cenários de doenças. "Vale a pena ir atrás de uma formação qualificada, pois isso te acompanha pelo resto da vida", afirma.
Universidades com curso de medicina no Rio Grande do Sul – RS
- Universidade Federal de do Rio Grande do Sul
Informações: www.ufrgs.br/ufrgs
- Universidade de Caxias do Sul
Informações: www.ucs.br
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Informações: www.pucrs.br
- Universidade Federal de Santa Maria
Informações: www.ufsm.br
- Universidade de Passo Fundo
Informações: www.upf.tche.br
- Universidade Católica de Pelotas
Informações: www.ucpel.tche.br
- Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Informações: www.fffcmpa.tche.br
- Universidade Federal de Pelotas Capão do Leão
Informações: www.ufpel.tche.br
- Fundação Universidade do Rio Grande
Informações: www.furg.br
- Universidade Luterana do Brasil
Informações: www.ulbra.tche.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário