Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EQUIPES DO ESF ATENDEM 36% DO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO

A rede do município se estrutura em 04 equipes de ESF, sendo que, 63% da população reside na área rural e 37% reside na área urbana. As equipes estão distribuídas por micro-áreas com todas as famílias já cadastradas. Ambas as equipes estão constituídas por médico, Enfermeiro, Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e seis Agentes Comunitários de Saúde. A contratação das equipes de ESF é realizada por um concurso estatutário, e os Agentes Comunitários de Saúde, por concurso seletista. Possui também uma equipe de apoio que é composta por um Coordenador, dois Motoristas e dois Serviços Gerais.
As equipes do ESF atendem a 36% do território do município, e uma média de 13.400 pessoas nas suas áreas de abrangência, segundo Paula Viola – Coordenadora dos ESFs. A equipe do ESF – II (Fonseca), atende uma parte da área rural e toda a população urbana; o atendimento ambulatorial é realizado de segunda à sexta-feira, 8 horas diárias no turno da manhã e tarde. Os períodos são dedicados à realização de visitas domiciliares, atividades educativas junto às escolas, grupos de gestantes, terceira idade, diabéticos, hipertensos e também a atendimentos ambulatoriais.
 
Os ESFs I e III (Nova e Triângulo), atendem somente a população urbana. O ESF IV (Santo Antônio), atende a uma área totalmente rural, de segunda à sexta-feira, realizando atendimentos ambulatoriais nos períodos da manhã e tarde. O ESF IV, além de assentamentos e quilombos, nas quintas-feiras se desloca para atender também outras localidades dentro da área de abrangência (Santo Antônio, Progresso, Coxilha dos Pereiras e Boa Vista).
Cada ESF faz sua reunião interna semanal para planejar e discutir as suas ações. De dois em dois meses é realizada uma reunião geral de todos os ESFs mais a coordenação, diz Paula Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário