Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PAM – MOVIMENTO NORMAL NAS UNIDADES DE SAÚDE


Mesmo com uma rede assistencial organizada, o serviço público de saúde em alguns momentos exige ainda mais dos seus colaboradores e a paciência dos seus usuários, quando a demanda de serviços aumenta em determinados dias.
Recentemente, a procura pelo Cartão SUS aumentou o movimento no PAM, onde em certos dias, mais de 100 cartões foram cadastrados.
A portaria publicada à poucos meses, estabelecia que todos os usuários deveriam ter o seu cartão SUS cadastrados até o final de dezembro, sendo que em 2012 será obrigatória a apresentação nas consultas. No entanto, o cartão SUS não deixará de ser cadastrado, mesmo depois do prazo estipulado.
“Houve casos de pessoas que chegaram do interior com mais de 20 cédulas de identidade para fazer o cadastramento,” dizem as atendentes. Agora parece estar voltando ao normal, destaca.
Mas no começo do mês, até o dia 10, o movimento tende a se manter sempre maior, com a procura pela marcação dos exames. Já houve dias que foram mais de 800 pessoas atendidas.
No primeiro piso, a semana promete ser normal, segundo as atendentes. Com 4 clínicos gerais, é possível que ainda sobre algumas fichas.
O Pronto Atendimento Municipal, funciona em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico clínico, pediatria e ginecologia, de enfermagem e unidade de observação, mas também concentra em determinados horários, um fluxo maior no atendimento, principalmente das 7:30 até ás 10 horas da manhã, e das 12:30 às 14 horas, na parte da tarde.
As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário