Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DICAS DE VERÃO – ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA

Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos. Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes.
A ingestão de proteínas deve manter a proporção máxima recomendada para os indivíduos saudáveis que é de 15%. Os alimentos protéicos (carnes, ovos, leites e derivados) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Logo após a atividade, também não é um bom momento, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. Portanto, consuma alimentos protéicos de forma fracionada e longe dos seus horários de treino para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.
Existe um certo mito de que quanto maior a ingestão protéica, maior é a hipertrofia muscular. Quando se aumenta o total de calorias da dieta, automaticamente o total de gramas de proteína aumenta. Mas, o que se observa em geral é um consumo desnecessário e sem orientação profissional. É importante você saber que o maior estímulo para o ganho de massa muscular é o treinamento de força e o descanso suficiente entre as sessões.
Já o consumo de lipídios não deve ultrapassar 25% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de reduzir os depósitos de gordura corporal deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.

Por: Karine Oliveira de Souza - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário