A adoção de padrões alimentares inadequados pode predispor os indivíduos a diversos perigos. Na verdade, esses regimes não fornecem quantidades adequadas de calorias, vitaminas e sais minerais, o que faz com que as pessoas já cheguem ao verão alimentando-se de maneira errada. A reeducação alimentar permite que a pessoa alimente-se bem durante todo o ano, não precisando fazer mudanças tão radicais quando chega o verão.
As altas temperaturas fazem com que o metabolismo diminua, e o organismo se esforça para manter a temperatura interna do corpo. Ao ingerirmos alimentos pesados, a digestão fica mais lenta e a temperatura do corpo vulnerável. Ocorre aumento da transpiração, levando a perda de água e sais que, se não repostos adequadamente pode levar à desidratação com maior facilidade, causando grande mal estar. Por isso é importante consumir alimentos leves que não interfiram na energia para a digestão.
Por isso, é muito importante manter-se hidratado. Convém ingerir bastante líquido antes que se tenha sede, pois ela é sinal de que o organismo já iniciou o processo de desidratação. Abuse da água, sucos naturais e água de coco, pois estes últimos garantem um aporte de vitaminas e sais minerais. O ideal de ingestão, é de dois a três litros por dia no verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário