Muitas pessoas devem estar questionando o intenso movimento que vem ocorrendo no primeiro piso do PAM - Pronto Atendimento Municipal. Como todo bom brasileiro, é comum deixar para a última hora algumas obrigações.
A Portaria publicada à poucos meses, estabelece como prazo janeiro de 2012 para obrigatoriedade do cartão SUS, em atendimentos nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país, basta apresentar o seu Cartão Nacional de Saúde (CNS).
INFORMAÇÃO EQUIVOCADA:
É comum pessoas dos municípios vizinhos procurarem atendimento em Canguçu, no entanto, está equivocada a idéia de que é preciso um cartão para cada município onde o paciente procura atendimento. Este é um dos problemas percebidos pelas recepcionistas do Setor de Agendamento – onde estão sendo cadastrados os cartões. O fato se justifica quando muitas destas pessoas sequer moram no município, mas apresentam comprovante de endereço de amigos e parentes residentes em Canguçu. Conforme a Portaria publicada, o cartão é válido em qualquer unidade de saúde em todo o país.
MAIS DE 100 CARTÕES TODOS OS DIAS
Embora as recepcionistas cadastrem mais de 100 cartões todos os dias, este procedimento equivocado, tem atrapalhado um pouco o cadastramento, que poderia ser ainda mais ágil. As recepcionistas, na medida que observam este procedimento, orientam as pessoas que é necessário apenas um cartão por pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário