Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

HEPATITE É O ASSUNTO DA NOVA CAMPANHA DA SMS NAS EMISSORAS DE RÁDIO

A Secretaria Municipal de Saúde estará veiculando uma nova campanha nas emissoras de rádio, e o assunto será sobre a Hepatite, uma doença onde vários fatores podem ser os causadores.
A Hepatite, é uma doença inflamatória que compromete as funções do fígado.
          No Rio Grande do Sul, os tipos mais comuns, é a Hepatite A (causada por alimentos e água contaminada), B e C (causada por contato sangüíneo e relações sexuais desprotegidas). Pode se apresentar com uma doença aguda, que tem início repentino e geralmente apresenta sintomas nítidos, ou quando o organismo não consegue curar-se em até 6 meses, a doença passa então a ser considerada crônica e muitas vezes não apresenta sintomas. Os sintomas mais comuns a todos os tipos, é o caso da Icterícia (mais conhecida como o amarelão), mas podem vir acompanhadas de febre, dores nas articulações e nos músculos. Se você desconfiar destes sintomas, procure orientação médica.
 
COMO SE PEGA HEPATITE?
Existem importantes diferenças entre a maneira de se pegar cada tipo de hepatite. São estas diferenças que mostram como podemos previnir que a doença se espalhe.
A hepatite A é mais freqüente na infância. É transmitida de pessoa para pessoa. O vírus está nas fezes , portanto a higiene após o uso do banheiro é imprescindível. Também pode se transmitir através dos alimentos. Por estes motivos é fácil de entender como os berçários e creches são mais vulneráveis a este vírus.
A hepatite B pode se disseminar de várias maneiras, mas dificilmente será através de alimento contaminado. O foco primário de infecção é através de transfusão sangüínea ou contato com secreções do corpo. Quase todas as secreções humanas tem o vírus da hepatite. O uso de drogas injetáveis com a mesma seringa, tatuagens ou piercings sem material esterelizado também pode ser uma via de transmissão. Transmissão sexual também é possível . Mães infectadas com o vírus B transmitem para os seus bebes. Toda mulher grávida ou com desejo de engravidar deve fazer os testes para hepatite B.
A transmissão da hepatite C é semelhante a hepatite B . A tansmissão sexual é mais rara e a infecção de bebes pelas suas mães ocorre em uma porcentagem bem menor (5%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário