Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SAÚDE DO TRABALHADOR – SMS REALIZA AÇÃO INTEGRADA COM A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE LIXO

Uma ação em saúde do trabalhador foi realizada no última dia 03, com a cooperativa de seleção do lixo reciclável. Foram distribuídos folder explicativos sobre: Ergometria do trabalho, lesões por esforços repetitivos, uso de equipamento de proteção individual e outras orientações.
Trabalham diretamente no local, 9 classificadores, 1 coordenador e 1 motorista.
Participaram da ação, as coordenadoras Carla Tavares da Vigilância Sanitária e Leci Plamer da Vigilância Epidemiológica da SMS.
O Sistema Único de Saúde - SUS tem entre suas atribuições constitucionais, a atuação em Saúde do Trabalhador, conforme artigo 200 da Constituição Federal. A Lei 8080/90, que institui o SUS, no seu artigo 6º, parágrafo 3º, descreve a Saúde do Trabalhador como:
"Conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho". Assim trabalha a Secretaria Municipal de Saúde, de forma integrada com as demais vigilâncias, de forma intersetorial, no sentido da promoção da integralidade e resolutividade das ações.
Buscar a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é que o Programa Saúde do Trabalhador promove através de promoção e vigilância na área da saúde.
Suas diretrizes, compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.
Os casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, conforme Carla Tavares, são passíveis de prevenção desde que identificados para que possam ser feitas intervenções sobre suas causas. Por isso a importância de notificar os casos de acidentes e doenças ocupacionais.
Qualquer cidadão pode comunicar agravos relacionados ao trabalho, entrando em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Vigilância Sanitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário