A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe para todas as pessoas de 60 anos ou mais, crianças de 06 meses á menores de 02 anos, gestantes e profissionais de saúde, inicia dia 25 de abril e deverá se estender até o dia 13 de maio.
O chamado dia “D”, quando a campanha será mais intensificada, será realizada dia 30 de abril, no último sábado do mês. Já está sendo organizado todo um trabalho com equipes e veículos que deverão atender todas as localidades do interior e da cidade.
Do dia 25 ao dia 13, a campanha segue normal no horário de atendimento dos Postos de Saúde e no atendimento da Unidade Móvel.
Em torno de onze mil pessoas deverão ser vacinadas no município.
Vanise Nunes – Coordenadora da Campanha, diz que a vacina é o melhor recurso para prevenção da gripe e suas complicações, sendo um direito que deve ser exercido todo ano, porque o vírus da gripe se transforma e você precisa renovar sua proteção anualmente.
A meta do Governo Federal é imunizar 80% da população com mais de 60 anos em todo o país - cerca de 15 milhões de pessoas.
Estudo do Ministério da Saúde mostra que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe e em 32% o total de hospitalizações por pneumonia. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite), e inflamação nos brônquios (bronquite).
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. "A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra a gripe no mundo. Provocada pelo vírus Influenza, a doença atinge todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta algo em torno de 600 milhões de pessoas", informa a OMS.
Os dados indicam que, se não for tratada, a gripe pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário