Maioria das pessoas desconhecem a ação destrutiva da droga
Produzido através da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio ou amônia, a pedra inalada atinge rapidamente o pulmão, ingressa na corrente sanguínea e chega ao cérebro em oito a doze segundos. Provoca intensa euforia e autoconfiança, que persistem por cinco a dez minutos. Os problemas resultantes do consumo, porém, são destruidores, já que o organismo passa a funcionar em função da droga. O usuário quase não come ou dorme, emagrece rapidamente, deixa de se preocupar com seus hábitos de higiene e de cuidar da aparência, apresenta lesões nos pulmões e fica vulnerável a doenças como pneumonia e tuberculose.
O crack também provoca problemas respiratórios agudos, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, lesões cerebrais, psicoses, paranóia, alucinações e delírios e redução do desejo sexual. Além disso, contribui para o aumento de pequenos furtos e roubos.
Mais de cem lideranças estão envolvidas em ações de prevenção
ao uso da droga no município
O que diz a legislação sobre o crack:
Infração:
Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar
Pena
Reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário