Ainda no dia de ontem aconteceu também, a reunião do Conselho Municipal de Saúde, para tratarem de diversos assuntos, entre eles; o Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde e a definição da data de realização da Conferência Municipal de Saúde, decidida para o dia 09 de junho.
O ponto alto da reunião, tratava de questionamentos relacionados ao CAPS AD, quando Dr. Ernesto Arndt Neto perguntou sobre a busca ativa de pacientes alcóolatras, como funciona e qual o compromisso de busca destas pessoas listadas.
Convidados á participarem da reunião, a Coordenadora de Saúde Mental do Município – Nara Fúculo e o Dr. Humberto Berruti, esclareceram observando a dificuldade de adesão do próprio paciente por se tratar de dois assuntos extremante complexos; o álcool e a droga. Relataram ainda para exemplo, conforme registrado em ata de nº 40, que em uma relação de quatorze buscas, sete usuários foram encontrados e estavam bem, no entanto, houve dois casos em que foram encontrados, não estavam bem, e não desejavam voltar ao tratamento e cinco não foram encontrados. Há o livre arbítrio, porque nem sempre o indivíduo quer o tratamento, foi ressaltado.
Dr. Humberto destacou que independente de alguma eventual resistência médica de atenderem casos desta natureza, o atendimento tem de ser feito.
Nara Fúculo lembrou que o CAPS AD funciona de segunda á sexta-feira, das 8 ás 18hs, e fora destes horários e finais de semana os atendimentos de urgência têm de ser feito pelo PAM ou pelo PS. No PAM, a orientação é para que, se necessário for, manter o paciente até que o CAPS possa atender, podendo também, esta orientação ser passado para o PS – Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Canguçu.
Participam do Conselho Municipal de Saúde; Prefeitura Municipal, Hospital de Caridade, Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE, Sociedade de Medicina de Canguçu, Associação dos Odontólogos, Profissionais de Laboratórios de Análises Clínicas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sindicato dos Municipários, Grupo de Idosos, Associação de Bairros e UNAIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário