No Posto de Saúde Central ainda são disponibilizadas 86 fichas com atendimento de três pediatras/dia, de segunda a sexta-feira.
A pediatria, é uma das áreas que mais exigem dos profissionais de saúde pública, e por vezes, é alvo de familiares que preferem um atendimento mais especializado. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital de Caridade de Canguçu, há mais de um ano fechou convênio com o objetivo de oferecer um melhor atendimento nas áreas de pediatria e obstetrícia para a comunidade local, no entanto, a equipe de saúde tem feito um esforço para que a comunidade compreenda, que á exemplo do plantão clínico durante os finais de semana, no PAM – Pronto Atendimento Municipal, os clínicos gerais de plantão possuem capacidade médica para também atender pacientes com idade a partir de zero ano e avaliar caso a caso, muitas vezes sem a necessidade de intervenção de médico pediatra, ficando a partir daí, por conta do familiar o entendimento de levar a criança ao atendimento de um médico particular.
Desde o início de 2010, o convênio que é gratuito estabelece uma rotina no atendimento pediátrico e obstétrico que garante de segunda á sexta-feira, 10 consultas por pediatra (2) e 08 com obstetra. Para terem acesso a estas consultas, os usuários devem dirigir-se ao Posto de Saúde Central onde pegarão a ficha de atendimento. Aos sábados, domingos e feriados são oferecidas 05 consultas pediátricas. Para ter acesso a estas consultas, os usuários deverão dirigir-se ao Pronto Atendimento Municipal onde pegarão a ficha para o atendimento.
- Para os casos de urgência e emergência obstétricas e pediátricas atendidas pelo Pronto Atendimento Municipal e pelo Pronto Socorro do Hospital, os familiares deverão preencher um sistema de encaminhamento após o exame clínico realizado pelo médico e contato telefônico prévio de médico para médico, esclarece a Secretaria Municipal de Saúde – Mariza Eslabão.
Caso esta rotina não seja cumprida pelos pacientes, os médicos obstetras e pediatras perdem a condição de atender pelo convênio firmado, o que em alguns casos, acabam gerando mal-entendidos, possivelmente por desconhecimento ou falta de informação das pessoas, embora a minuta do acordo esteja fixada em local visível no Pronto Socorro do Hospital de Caridade de Canguçu, orientando para que os familiares busquem estas informações com mais detalhes para serem melhor atendidos nos serviços públicos de saúde, sem a necessidade de pagar por outras consultas.
2 perguntas sra. secretária:
ResponderExcluir1 - Porque é tão difícil conseguir com o clínico de plantão um encaminhamento para o pediatra?
2 - As consultas são cumulativas? Ou seja, caso não encaminharem 10 pacientes ao pediatra dia, as restantes contam como crédito do município (SMS) junto ao hospital?
Obrigado pela atenção dispensada.
Caro Nenel Vieira, há normalmente 2 pediatras/dia, sendo que no início do turno, até 25 fichas, consultam direto com o pediatra. Normalmente, não tem as 25 fichas para cada pediatra. Nos finais de semana, é um pediatra de plantão para atender casos de urgência e emergência. Os clínicos gerais, embora não sejam especialistas na área, estão habilitados á atender qualquer criança apartir de zero ano, no entanto, são reservados os encaminhamentos para os bebês, ressaltando conforme acima, que durante a semana, nem sempre são usadas as 25 fichas para cada pediatra.
ResponderExcluirAs consultas não não cumulativas, estando os atendimentos dentro da capacidade prevista, indo muitas vezes além, nos finais de semana.
Tenho contribuído para divulgar o trabalho da secretaria junto à população!
ResponderExcluirhttp://consciencia-urbana.blogspot.com/
Obrigado pela informação!
Obrigado pelo habitual apoio, e nós da SMS estaremos sempre á disposição para maiores esclarecimentos. Divulgar nosso blog - smscangucu.blogspot.com, também será uma grande contribuição!
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