Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 9 de maio de 2012

TEMPO QUENTE PODE SER A CAUSA DA POUCA PROCURA PELA VACINA DA GRIPE


Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu, apesar de toda a mobilização, esperava vacinar um número maior de pessoas no começo desta Campanha de Vacinação. A procura ainda está abaixo do esperado.
A Secretaria está intensificando a Campanha, e deverá divulgar nos próximos dias, o roteiro das demais localidades que ainda não tiveram a cobertura da campanha.
A previsão de queda nas temperaturas poderá também provocar uma procura maior pela vacina. No entanto, a SMS alerta para que as pessoas não esperem o sintoma da gripe chegar para procurar a vacina, bom é vacinar antes dela chegar. 
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
Além da ampliação do público-alvo no ano passado e da superação da meta de vacinar 80% deste grupo, o ministro da Saúde atribui a seqüencia de reduções nos óbitos, casos graves e hospitalizações pela forma mais grave da gripe, “a ampliação da distribuição do único remédio que existe contra influenza, que é o oseltamivir”. 
A OMS estima que há no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de complicações por gripe: 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doença crônica.
REAÇÕES - A vacina não é recomendável para pessoas com alergia à proteína do ovo – usada na fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário