Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 7 de maio de 2012

GRIPE – CAMPANHA PRETENDE VACINAR MAIS DE 24 MILHÕES DE BRASILEIROS


Brasil - Iniciou neste sábado, a 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A campanha vai até o dia 25 de maio e pretende vacinar 24,1 milhões de pessoas no país, ou seja, 80% do público alvo: pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas que devem procurar um dos postos de vacinação mais próximo de casa ou trabalho para ser imunizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Canguçu – A Secretaria Municipal de Saúde promoveu antecipadamente, uma intensa campanha nas emissoras de rádio, blogs e carros de som, informando a população sobre o “Dia D de Mobilização”, os locais e os horários de vacinação em cada posto. Com o objetivo de alcançar uma boa cobertura, a SMS mobilizou também, toda a sua equipe de saúde que esteve em 40 diferentes localidades do interior, além do Posto Central de Saúde, do CAPS e dos ESFs da cidade. Os horários foram das 8 da manhã até às 17 horas deste sábado.
Histórico - Desde 1999, idosos e população indígena recebem a imunização. A partir do ano passado, crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos, mulheres grávidas em qualquer fase da gestação e trabalhadores de saúde também passaram a receber as doses. Já neste ano, a vacinação também se estenderá para a população prisional. A imunização desse grupo ocorrerá logo após a campanha, em estratégias definidas pelas secretarias de Saúde e Justiça estaduais e municipais.
A escolha dos grupos foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Segundo Padilha, ao vacinar o grupo prioritário, os resultados são sentidos em toda a sociedade.
O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário