O processo de humanização da gestão e cuidado no SUS, permite o encontro, a troca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um. Neste objetivo, o curso de “Humanização e Qualidade no Atendimento”, realizado no sábado (19/11), se tornou palco para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, envolvendo gestor, coordenadores e colaboradores das mais diversas áreas da saúde pública do município. Métodos, diretrizes e dispositivos foram questionados, o que se chamou de Plano de Ação da Secretaria Municipal de Saúde, um exercício de raciocínio em grupo, para buscar cada vez mais a interação entre colaboradores, e seus setores.
Reuniões sistemáticas com os coordenadores, jantares, confraternização com as equipes de serviços, fora do ambiente da saúde, no objetivo de conhecer o trabalho do colega, interagir com as soluções e problemas encontrados na rotina de trabalho, são algumas sugestões listadas neste Plano de Ação da SMS.
O reconhecimento e a valorização dos colaboradores também foi outro tema muito abordado. Uma das sugestões, é valorizar as idéias a partir do próprio colaborador, estimulando-o para que na sua experiência, permita trazer sugestões e soluções para os problemas apontados em alguns setores. Por exemplo, uma rede interna de comunicação, informações em rede, onde além da recepcionista, da atendente, o médico ou o farmacêutico, também tem acesso à ficha do paciente; se consultou, quando consultou, quem atendeu, qual medicamento ou exame foi solicitado..., podendo estas sugestões, tornarem-se importantes ferramentas de trabalho que poderão permitir aos colaboradores, um melhor desempenho das suas atividades, e um melhor conhecimento sobre as necessidades dos usuários que procuram os serviços de saúde diariamente.
Valorizar idéias, é valorizar pessoas!
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