Volta do feriado com movimento intenso nas unidades de saúde.
Para o leigo que passa frente ao Pronto Atendimento Municipal – PAM, certamente deve ficar questionando as longas filas que se formam para o atendimento. Antes de iniciar o expediente, pacientes e usuários se misturam procurando o PAM para atendimento médico ou para marcarem seus exames.
No início de cada mês sempre acontece a liberação dos exames solicitados junto à Central de Marcação do PAM – Pronto Atendimento Municipal, no primeiro piso.
Conforme a atendente Simone dos Passos, são esperadas em torno de oitocentas (800) pessoas só no dia de hoje, e amanhã, mais outras quinhentas (500) para marcar seus exames. É normal este movimento nos dois, três primeiros dias úteis de cada mês, onde as pessoas buscam agendar seus exames com maior brevidade, esclarece Simone dos Passos.
A explicação para este movimento intenso, refere-se aos primeiros dias do mês, com a liberação das cotas que vai até o dia 10. De todos os tipos de exames, os mais solicitados geralmente são os de hemograma, glicose e UQU (urina), destaca Simone que juntamente com a colega Marciana Boetege, procuram atender da melhor forma possível as centenas de pessoas que deverão passar pela marcação nestes primeiros dias do mês. Todos os exames são encaminhados para serem realizados na cidade, nos laboratórios do Mogar Silveira, Grace Helena e Hospital de Caridade de Canguçu.
No processo de agendamento, as atendentes precisam registrar todos os exames no sistema de controle e avaliação da SMS, o que demora um pouquinho mais, no restante é tudo feito de forma muito ágil.
Acostumadas com o movimento constante, Darlene Kerstner e Josiane Goularte atendem no andar de baixo do PAM, marcando consultas para os pacientes que chegam á procura de atendimento médico. “Após o feriado e início de mês, o movimento é sempre maior avalia Darlene”, destacando que o restante do mês o movimento se mantém, quando são liberadas em torno de duzentas fichas em cada turno, fora os exames de emergência que chegam esporadicamente, esclarece.
No procedimento, existe um controle com o registro de cada paciente onde é registrado; o exame solicitado, médico atendente, dia da marcação, medicação receitada, pressão, se fez alguma medicação durante o atendimento, e outras informações que são sempre registradas pelas atendentes.
Seja no inverno ou no verão, o movimento não muda muito, se mantendo constante sempre. Nos últimos meses, foram registrados uma média de vinte mil procedimentos/mês junto ao PAM.
Gestantes, mães com crianças de colo e idosos têm preferência, evitando as filas na marcação dos seus exames e consultas.
Para agilizar o seu atendimento, a SMS lembra á todos os usuários que traga sempre o cartão SUS, e para aqueles que ainda não tem, devem solicitar o seu cartão SUS junto ao primeiro piso do PAM. O prazo vai até dezembro.
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