Humanizar as relações entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS para ofertar atendimento de qualidade na rede pública de saúde, articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, melhorando os ambientes de cuidado e as condições de trabalho dos profissionais, é a principal meta da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS), instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde, que vem servindo de plataforma para o Curso Humanização e Qualidade no Atendimento, que aconteceu neste sábado (dia 19), no Salão de Reuniões da SMEE.
A segunda etapa do curso de capacitação “Humanização, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e com a participação da equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula, reuniu principalmente os coordenadores de saúde, enfermeiras e atendentes, e foi apresentado pela equipe de palestrantes do HUSFP - Aline Wienke, Bárbara, Luciane Higa e Daiane Ibrain.
O curso, é uma oportunidade de debate a questões fundamentais que podem orientar a construção das políticas em saúde, fortalecendo e estimulando processos integradores e promotores de compromisso/responsabilização; fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional; atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário; utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços da gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos.
Estimular a interação e o vínculo com outros grupos, foi uma das experiências sugeridas pelas palestrantes. É importante que todos conheçam a rotina de trabalho dos colegas, e a troca de setores, mesmo que por alguns momentos pode contribuir para a produtividade e o trabalho de equipe, diz Aline Wienke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário