O Blog Em Questão, há alguns dias atrás, por iniciativa, circulou por vários pontos de atendimento público de saúde do município de Canguçu, a intenção era registrar a visão do cidadão usuário sobre as condições de atendimento, instalações, médicos disponíveis e distribuição de medicamentos.
Os pontos de entrevista foram: O Hospital de Caridade, Pronto Atendimento, Secretaria Municipal de Saúde, Posto Central e Farmácia Municipal, ao todo foram 82 pessoas entrevistadas, uma simples colaboração para uma radiografia do serviço público municipal.
Veja na íntegra, o resultado desta amostra:
No quesito instalações a aprovação é total, todos os entrevistados declararam que estão satisfeitos, limpeza, lugares para espera do atendimento foram alguns pontos destacados, um ponto negativo foi quanto à acessibilidade, solicitações quanto a dificuldade de subir escadas foram as mais freqüentes, todas relacionadas ao “Pronto Atendimento”.
No quesito distribuição de medicamentos a aprovação é de 78%, na maioria dos casos, o medicamento é acessível e gratuito. Os pontos negativos dão conta de uma parcela da comunidade que se diz extremamente carente e sem condições de adquirir medicamentos muito caros e vitais para a sobrevivência (Uso Contínuo), geralmente o caminho dessas pessoas é a Defensoria Pública movendo processo contra o estado.
Por fim, a questão mais polêmica é relacionada ao atendimento médico, opiniões das mais diversas foram colhidas, qualidade do atendimento foi considerada boa por 81% dos entrevistados, mas com ressalvas, entre as pessoas atendidas no Pronto Socorro a média cai para 49% que consideram de boa qualidade, reclamações dão conta da falta de especialidades (média e alta complexidade) em Canguçu, e a necessidade de se deslocar para outros municípios para consultar com médicos especialistas, uma sugestão importante é que se use as informações dos Agentes de Saúde para direcionar a demanda e as prioridades.
O atendimento por parte dos funcionários dos setores foi considerado muito bom por 74% dos entrevistados, apenas 2% acha ruim, reclamações neste quesito são com o atendimento telefônico do SAMU e na maioria absoluta dos entrevistados, entendem que deveria ter em Canguçu mais de uma ambulância do serviço tendo em vista que o atendimento realizado pelas equipes é considerado excelente e referência de qualidade.
Fonte: Ricardo Moura
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