Na indisponibilidade de atendimentos especializados à população através do SUS, município investe em ações preventivas e de melhor qualidade
A média e alta complexidade ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento. A atenção básica é entendida como primeiro nível de atenção à saúde no SUS, capazes de atender a maior parte dos problemas comuns de saúde da população, esses, disponíveis na maioria dos municípios.
As ações e procedimentos considerados de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar constituem-se para os gestores um importante elenco de responsabilidades, serviços e procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão. Além disso, este componente consome em torno de 40% dos recursos da União alocados no Orçamento da Saúde (Média e Alta Complexidade – MAC e Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC), tornando impossível financeiramente, estender estes procedimentos à todos os municípios. Assim, municípios maiores e mais bem estruturados, se estabelecem como referência nestes procedimentos dentro da sua região.
INVESTINDO NA ATENÇÃO BÁSICA
Outros bons exemplos em Canguçu, foram a construção do PAM – Pronto Atendimento Municipal 24 horas, a ampliação da rede de postos no interior (26 unidades) e do atendimento da Unidade Móvel (38 localidades), além da criação dos 4 ESFs (que agora recebem novos investimentos para reforma e ampliação). Em breve, uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento também fará parte desta rede de assistência oferecida hoje á população do município e da região, que servirá como mais um referencial do município à região. Atualmente, estão sendo investidos mais de R$ 2,6 milhões em reforma, construção e ampliação de unidades de saúde no município.
Investir em ações preventivas, é o que a área de saúde de Canguçu vem promovendo. No entanto, serviços de saúde chamados de média e alta complexidade, que requerem recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento não disponíveis em Canguçu e demais municípios menores, são referenciados à outros municípios, como Pelotas, Rio Grande, Bagé, Santa Maria e Porto Alegre.


Deve-se salientar que o desenvolvimento do SUS, conforme prevê a Constituição Federal (CF), é de responsabilidade das três esferas de governo, de forma concorrente, em suas respectivas áreas de abrangência, uma vez que o direito universal à saúde é dever do Estado (sem distinção) e o financiamento do sistema tem, como fonte conjunta, recursos do orçamento da União, dos estados e dos municípios. No entanto, apenas os municípios cumprem com os seus percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário