Amostra foi feita com 542 usuários
Medir os índices de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento público municipal e ter em mãos informações que possam contribuir para melhorar ainda mais os serviços de saúde junto à comunidade, é o objetivo da pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A pesquisa realizada junto aos usuários, será um instrumento a mais para que a equipe de saúde possa manter um controle sobre as ações realizadas e elaborar um diagnóstico situacional dos problemas detectados, ouvindo a população e estabelecendo alternativas para que a SMS possa chegar o mais próximo possível dos índices de satisfação dos serviços oferecidos, destaca a Secretária Mariza Helena Eslabão.
Secretária - "A meta é continuar ampliando e melhorando
os serviços de saúde junto à população"
A Secretária revelou durante Audiência na Câmara, que a pesquisa realizada avaliou o grau de satisfação dos usuários da saúde em Canguçu. Os dados ainda não foram divulgados porque estão sendo analisados pelo Conselho Municipal de Saúde, funcionários e representantes da comunidade. “Muitos não sabem dos detalhes desta pesquisa, mas temos uma apuração que revela que temos problemas para resolver, mas que estão ao nosso alcance para melhorar”, disse. Da amostragem feita por 542 usuários, 87,3% consideraram bom, muito bom ou ótimo, o atendimento prestado pela área da saúde, e somente 12,7% consideraram ruim ou péssimo o atendimento. A Secretária disse que a pesquisa foi realizada para consumo próprio, com o objetivo principal, de avaliar e buscar soluções para os serviços que precisam ser melhorados. “Vamos implantar esta pesquisa nas demais unidades de saúde”, comenta, já que a pesquisa foi feita apenas no “Postão”.
Frequentes reuniões com a equipe de Coordenação
tem contribuido para a elaboração de novas ações
Além de avaliar o índice de satisfação, a pesquisa visa consultar o usuário sobre a localidade onde se encontra, centro, bairro ou interior, se a localidade possui ESF, Posto de Saúde ou atendimento da Unidade Móvel e o tipo de atendimento que está buscando.
Pontos positivos, negativos e sugestões também foram colhidos na pesquisa.
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