Mesmo o frio desta manhã, não afastou o bom público que prestigiou a abertura da VI Conferência Municipal de Saúde, que acontece na AABB.
Os trabalhos iniciaram com a o credenciamento de autoridades e participantes, leitura e aprovação do regimento interno.
Autoridades municipais compuseram a mesa, falando da importância deste processo, que visa discutir e estabelecer políticas de saúde, com a participação da comunidade.
A Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão, falou que o tema “Todos Usam o SUS” é palpitante, questionando quem de nós consegue hoje conduzir nossas vidas, sem o Sistema Único de Saúde!
Prefeito Cássio Mota ilustrou sua fala lembrando de um caso que presenciou em um hospital de uma cidade vizinha, vendo os corredores cheios e o enorme esforço dos profissionais de saúde que se redobravam para amenizar as condições mínimas de trabalho que existia naquele local. "Esta é a realidade! De nada adianta oferecermos serviços se não tivermos o financiamento da saúde – avaliou", referindo-se à Emenda 29, pela qual vem lutando. "Falta vontade política para votar a Emenda" – destacou.
Em entrevista à Rádio Cultura, o Vereador e Servidor Público da Saúde Cesar Madrid, reforçou o tema “Emenda 29” , dizendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) é bom... no papel, mas efetivamente, tem que ser executado. "Falta regulamentar a Emenda 29, falta financiamento para a saúde, ressaltou."
Logo após a manifestação das autoridades, Arion Nunes – Representando a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, em seu painel, falou do Sistema Único de Saúde, mostrando como está funcionando hoje o SUS no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário