No objetivo de avaliar o SUS, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e propor condições de acesso à elas, fortalecendo o controle social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade, Roberta Oliveira da Rosa – Coordenadora da VI Conferência Municipal de Saúde, realizada na quinta-feira, abriu os trabalhos na parte da tarde tratando dos eixos temáticos da conferência. Quatro grupos formalizaram quatro propostas que foram expostas à plenária, sendo duas em âmbito municipal, uma em âmbito estadual e uma em âmbito federal.
No grupo 1: Foi discutido o “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”; no grupo 2, “Política de saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universidade e Equidade”; no grupo 3, “Participação da Comunidade e Controle Social”, e no grupo 4, “Gestão do SUS (Financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado, Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde”.
Agora, os delegados eleitos pela conferência municipal deverão defender em âmbito estadual, as quatro propostos formalizadas, logo depois acontece a etapa nacional. Foram convidados para a VI Conferência Municipal de Saúde, autoridades locais, profissionais de saúde, agentes comunitários, professores, suplentes de delegados e demais pessoas de outras instituições, envolvendo a área de saúde.
Na 13ª CNS – Conferência Nacional de Saúde, última realizada em 2007, a plenária final aprovou 857 propostas e 157 moções.
Acompanhe a lista dos Delegados eleitos:
Delegados usuários:
Cledemir de Oliveira Gonçalves – Cons. Municipal de Educação
Neli Ferreira Rocha - CAPS
Enio Carlos Tavares – CAPS AD
Sirlei Coutinho
Breno Storch Schmalfuss - SIMCA
Suplentes:
Maria Francisca Alves Branco Vieira – Posto de Saúde Central
Delair Radtke – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu
Delegados Gestores:
Mariza Helena D. de Aquino Eslabão – SMS
Paula Barbosa Quevedo Viola – Estratégia de Saúde da Família
Suplentes:
Andréia Coelho da Silva – CAPS AD
Amilton Vergara Neitzke – CAPS
Delegados Trabalhadores de Saúde:
Carla Josiane Amaral Tavares – SMS
Roberta Oliveira da Rosa – SMS
Camila Cardozo Cabreira – SMS
Suplentes:
Célis Terezinha Bitencourt Madrid – SMS
Tiago Duarte Mota – Estratégia de Saúde da Família
Tiana Zorzolli Machado – CAPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário