Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ORIENTA SOBRE CONSUMO DE ALIMENTOS NO VERÃO

Alguns critérios de Seguranças dos Alimentos
Na hora de escolher e consumir um alimento não é só o valor nutritivo que conta. É muito importante observar as condições de higiene em que ele se encontra caso contrário, o alimento pode contribuir para o aparecimento de doenças.
A orientação é do Setor de Vigilância Sanitária da SMS de Canguçu.
A escolha também deve levar em conta desde as condições da embalagem incluindo a identificação através do rótulo de informações como, composição, tabela de informação nutricional, prazo de validade, temperatura de conservação, modo de preparo ou consumo. É necessária atenção especial para os alimentos congelados e refrigerados que devem ser mantidos conservados
conforme rotulagem.
O prazo de validade também deve ser observado, lembrando que após aberto e não consumido totalmente esse prazo de validade diminui. Essa orientação também pode ser obtida no rótulo dos alimentos industrializados.
É importante observar onde são comprados ou encomendados os alimentos. O local deve estar licenciado pela vigilância sanitária municipal.
A temperatura em que são mantidos os alimentos, sejam eles quentes, frios ou congelados deve ser rigorosamente seguida, caso contrário poderá proporcionar o desenvolvimento de microorganismos patogênicos que podem causar danos à saúde.
Para os resfriados é abaixo de 5º C e para os congelados, abaixo de – 12ºC.
Alimentos quentes devem ser servidos a temperaturas superiores a 60º C. Alimentos frios (saladas com maionese ,sobremesas, produtos de origem animal e embutidos )devem ser mantidos a menos que 5ºC e os congelados devem permanecer em temperaturas entre –12ºC e –18ºC.
Não misturar alimentos crus com cozidos. Ao cortar um frango cru, por exemplo, deve-se higienizar muito bem a faca e a tábua de corte antes de utilizar novamente para cortar outro alimento, pois as bactérias do alimento cru podem ser transferidas para o alimento cozido e assim recontaminá-lo( este processo é chamado de contaminação cruzada)
Proteger alimentos de vetores e pragas (moscas, abelhas, baratas, ratos), por meio da utilização de lixeiras com tampas, telas nas janelas e portas, porque eles transportam microorganismos aos alimentos e podem veicular doenças.
Higienizar as verduras, legumes e frutas, principalmente os
consumidos crus;
Para higienizar os vegetais folhosos (alface, rúcula, agrião, etc) devemos utilizar água corrente e lavá-los folha a folha, e as frutas e legumes um a um. Deve-se colocar de molho em água sanitária, utilizando produto adequado para esse fim ( ler o rótulo da embalagem) na diluição de até 200 ppm( uma colher de sopa para um litro) por 15 minutos. Lembrando que esses produtos devem ser registrados no Ministério da Saúde.
Vegetais folhosos crus, não adicionados de molho, maionese, iogurte, creme de leite preparados e prontos para o consumo, podem ser mantidos em temperatura ambiente por no máximo 1 hora ou conservados sob refrigeração por períodos
maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário