Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SMS COMEÇA RECEBER MATERIAL DE ORIENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SOBRE SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde investiu recentemente, mais de R$ 20 mil na confecção de folders, cartilhas, adesivos, receituários, cartazes e cartões SUS para uso no Salvar SAMU, CAPS AD, CAPS I, Unidades Básicas de Saúde, PSFs, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Endemias.
    O material que começa a chegar, tem o objetivo de informar os usuários do sistema de saúde dos serviços, dos cuidados com as doenças, da prevenção, acompanhamento de gestantes, dos serviços disponíveis, além de uma série de informações sobre os mais diversos temas relacionados à saúde das pessoas.
    Abaixo, você confere parte do conteúdo do folder que fala sobre a Doença de Falciforme. 

Principais sintomas:
- Anemia crônica – causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos.
- Icterícia – cor amarelada na pele e mais visível no “branco dos olhos”. Isso, na Doença Falciforme, não significa hepatite e não é contagioso.
- Síndrome mão-pé – “inchaços” muito dolorosos na região dos punhos e tornozelos. São mais freqüentes até os dois anos de idade.
- Crises dolorosas – principalmente em ossos, músculos e articulações.

Como cuidar:
As crises dolorosas freqüentemente requerem orientação médica. Já as crises de leve intensidade poderão ser tratadas em casa, com analgésicos e ingestão de bastante líquido. A ocorrência de febre sempre requer avaliação médica. Afinal, pode ser um importante sinal de infecção. 

Como diagnosticar:
- Teste do pezinho – Na primeira semana de vida, leve a criança ao Posto de Saúde para fazer o teste do pezinho. Esse teste pode identificar a presença da Doença Falciforme, do Traço Falciforme (não necessita tratamento) e também do hipotireoidismo congênito, da fenilcetonúria e da fibrose cística. Descubra se o serviço de saúde realiza esses tipos de exames.
- Crianças a partir de quatro meses de idade, jovens e adultos, que ainda não fizeram diagnóstico para detecção da doença e do traço, podem realizar o exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina, disponível no SUS.

Onde buscar atendimento:
As pessoas com diagnóstico confirmado de Doença Falciforme devem ser cadastradas em um Serviço de Referência, Hemocentros ou Hospitais Públicos, e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário