A procura por serviços de saúde nesta época reduz em torno de 20% em relação aos demais meses do ano, ainda assim, a demanda ainda chama atenção pelo número de procedimentos realizados nas unidades de saúde do município.
No mês de fevereiro, de acordo com o relatório mensal publicado pela SMS, foram computados mais de 25 mil procedimentos nas áreas de próteses dentárias, CEO, PSC, PAM – 24 horas, ESFs, Postos do Interior, CAPS, Vigilância Sanitária e SAMU.
Mesmo com uma rede assistencial organizada, o serviço público de saúde em alguns momentos exige ainda mais dos seus colaboradores e a paciência dos seus usuários, quando a demanda de serviços aumenta em determinados dias. É o que acontece principalmente nos primeiros dez dias do mês, com a procura pela marcação dos exames. Já houve dias que foram mais de 800 pessoas atendidas.
O Pronto Atendimento Municipal, funciona em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico clínico, pediatria e ginecologia, de enfermagem e unidade de observação, mas também concentra em determinados horários, um fluxo maior no atendimento, principalmente das 7:30 até ás 10 horas da manhã, e das 12:30 às 14 horas, na parte da tarde.
As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento.
No entanto, o PAM – 24 horas e o Posto de Saúde Central, recentemente reinaugurado, e com instalações mais amplas, vem enfrentando algumas dificuldades para não comprometer o atendimento junto aos seus usuários. A dificuldade em contratar um Médico para plantão 24 horas, um para Suporte 12 horas e um Médico Pediatra para atender nas segundas-feiras, tem deixado preocupado a coordenação dos serviços da SMS.
Os salários oferecidos estão de acordo com a média salarial da região, no entanto, os profissionais buscam propostas melhores em regiões com mais densidade e oferta, rejeitando as ofertas do serviço público de saúde nos municípios menores.
Anúncios solicitando médicos para o PAM e PSC estampam as páginas do Diário Popular duas vezes por semana, em repetidas semanas do mês.
Canguçu é referência em saúde na região e no estado, profissionais interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e buscar maiores informações sobre carga horária e salários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário