Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SAMU DE PELOTAS QUE JÁ REGULA AS DEMANDAS DE CANGUÇU DEVERÁ ATENDER SEIS NOVOS MUNICÍPIOS


A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pelotas, que atualmente atende demandas locais, de Canguçu, Santa Vitória do Palmar, Piratini e Santana da Boa Vista, começará o próximo ano com novidades no acesso à saúde pública na região sul. A SAMU de Pelotas passará a atender seis novos municípios. São eles: São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Jaguarão, Capão do Leão, Pinheiro Machado e São José do Norte. Atualmente, quem recebe as ligações destes lugares é a central, em Porto Alegre.
 
Em Pelotas, são recebidas aproximadamente 150 ligações por dia. Com o acréscimo das demais cidades, ao todo serão atendidos 12 municípios. É estimado aumento de 20% das ligações.

De acordo com o coordenador do Samu de Pelotas, Thiago Brunet, a central da capital gaúcha regula aproximadamente seis milhões de casos. “Muitas pessoas chegam a esperar até 30 minutos ao telefone, até serem atendidas”, ressalta. Demanda que ficará mais folgada com a ampliação da Central de Regulação do Samu pelotense. Brunet afirma que a medida irá trazer vantagens aos novos municípios atendidos por Pelotas.

A estrutura da Central de Regulação é constituída por médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e radioperadores capacitados em monitorar os telefonemas que exigem orientação ou atendimento de urgência. Além de simplificar a relação entre serviço e paciente, outros benefícios também devem chegar. Com a ampliação da estrutura, o repasse mensal que vem do Ministério da Saúde passará dos atuais R$ 84 mil para R$ 106 mil.

O coordenador do Samu ainda destaca que os trotes para o 192 continuam, totalizando até cem chamadas diárias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário