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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FRIO – PAM 24 HS REGISTRA ACRÉSCIMO DE 60% NOS PROCEDIMENTOS EM SAÚDE NESTA ÉPOCA DO ANO

Em texto anterior, falamos da proliferação de doenças nesta época do ano, que causa também mudanças nos procedimentos médicos, com o aumento na procura pelos atendimentos dos pacientes que tentam se manter longe delas tratando os primeiros sinais que se apresentam, principalmente em crianças e idosos.

Entre os meses de junho e agosto, a Secretaria Municipal de Saúde registrou  um acréscimo superior a 20% no número de atendimentos nas unidades de saúde. São quase 7 mil atendimentos a mais nesta época.

Conforme relatório, o aumento no número de procedimentos concentrou-se mais nos ESFs, no SAMU e no Posto Central.

O PAM – Pronto Atendimento Municipal 24hs, que concentra cerca de 55/60% dos atendimentos públicos de saúde, registrou um acréscimo de 11% no número de atendimentos, passando de 18.281 em junho, para 20.343 procedimentos em agosto.


O serviço de Pronto Atendimento 24 horas, além de Sala de Espera e Recepção, onde são marcadas as consultas; disponibiliza várias salas que oferecem os mais diversos atendimentos, como; consultas ginecológicas; pré-natal; coleta de pré-câncer; enfermagem; nebulização; observação e equipamentos próprios para atender pacientes com urgência e emergência. Também são realizados exames de eletrocardiograma; que atende em média 50 pessoas por semana, além de pequenas cirurgias de câncer de pele (sinais).

Na maioria, são serviços imediatos, destaca a Coordenadora do PAM – Lisiane Rosa Mussi.

Embora o atendimento seja 24 horas, sempre há horários de maior fluxo de pacientes, que vai das 7:30 até ás 10 horas da manhã. Na parte da tarde, o fluxo maior se concentra entre 12:30 e 14 horas.

As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento. A média que fica em 400 atendimentos diários, nesta época do ano vai à 670 atendimentos, como registrado no último mês de agosto.
Os novos investimentos que estão sendo realizados, deverão melhor equacionar estes procedimentos, diminuindo a concentração nos atendimentos junto ao PAM.

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