Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FLUXO MAIOR EM DETERMINADOS DIAS EXIGE MAIS DA EQUIPE MÉDICA DO PAM

O serviço de Pronto Atendimento 24 horas - PAM, que concentra cerca de 55/60% dos atendimentos públicos de saúde, registrou hoje pela manhã um dos dias mais movimentados no mês. Embora o atendimento seja 24 horas, os horários de maior fluxo de pacientes geralmente se concentra entre às 7:30 e ás 10 horas da manhã. Na parte da tarde, o fluxo maior se concentra entre 12:30 e 14 horas.
O PAM registrou hoje, um fluxo ainda maior em virtude da volta do feriado. Os meses de inverno concentram um número maior de atendimentos, que nesta época sempre vai além do normal, mas que vai diluindo ao longo dos outros meses, onde a procura tende a diminuir. As comunidades do interior, que dependem dos horários de ônibus, buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas da manhã, reforçando a fila para as consultas, que em poucos minutos vai sendo organizada para o atendimento. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento. A média que fica em 400 atendimentos diários, nesta época do ano vai à 670 atendimentos, como registrado no último mês de agosto.
Entre os meses de junho e agosto, a Secretaria Municipal de Saúde registrou  um acréscimo superior a 11% no número de atendimentos no PAM. Foram mais de 20 mil atendimentos no último mês, destaca a Secretária Mariza Helena Eslabão.
         Este fluxo maior em determinados dias não interfere nos procedimentos adotados pela equipe de saúde do PAM, que precisa dar uma atenção maior e se desdobrar nestes horários, sem se descuidar de atender da melhor forma os seus usuários, acrescenta.
Equipe:
Hoje, são 7 médicos plantonistas que realizam cerca de 380 atendimentos/mês por profissional; 2 gineco-obstetras que atendem às quartas e quintas-feiras, realizando em média 36 atendimentos/dia por profissional; 11 clínicos que atendem de segunda a sexta em média 100 consultas/dia por clínico;
Além da equipe médica, são 4 enfermeiros, 1 por turno, que realizam uma média de 400 atendimentos/mês por profissional e mais 8 auxiliares técnicos que realizam uma média de 7420 procedimentos/mês, registrados nos últimos boletins da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário