Na volta do feriado, longas filas se formam no Pronto Atendimento Municipal. O movimento intenso, já é considerado normal depois dos feriadões e começo de mês, para atendimento médico ou marcação de exames.
Mesmo com uma rede assistencial organizada, o serviço público de saúde de Canguçu, em alguns momentos exige ainda mais dos seus colaboradores e a paciência dos seus usuários, quando a demanda de serviços aumenta em determinados dias.
No entanto, conforme as atendentes, o movimento intenso já é considerado normal nestes dias, normalizando nos dias seguintes.
Mas no começo de cada mês, até o dia 10, o movimento tende a se manter sempre maior, com a procura pela marcação dos exames. Já houve dias que foram mais de 800 pessoas atendidas no PAM, segundo as atendentes.
No térreo, a quinta e a sexta-feira prometem ser movimentadas, mas tranqüila. No agendamento, o usuário é atendido em 2 ou 3 minutos, onde existe um controle com o registro de cada paciente; o exame solicitado, médico atendente, dia da marcação, medicação receitada, pressão, se fez alguma medicação durante o atendimento, e outras informações que são sempre registradas pelas atendentes, e logo depois, 3 clínicos gerais trabalham procurando atender à todos de forma satisfatória.
O Pronto Atendimento Municipal, funciona em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico clínico, pediatria e ginecologia, de enfermagem e unidade de observação, mas também concentra em determinados horários, um fluxo maior no atendimento, principalmente das 7:30 até ás 10 horas da manhã, e das 12:30 às 14 horas, na parte da tarde.
As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento.
No primeiro piso, além das consultas, sempre acontece a liberação dos exames solicitados junto à Central de Marcação do PAM – Pronto Atendimento Municipal, e geralmente, em média de oitocentas (800) pessoas passam só no primeiro dia do mês, e depois, este número começa a reduzir nos demais dias. A liberação das cotas vai até os primeiros dez dias do mês.
Gestantes, mães com crianças de colo e idosos têm preferência, evitando as filas na marcação dos seus exames e consultas.
Para agilizar o seu atendimento, a SMS lembra á todos os usuários que traga sempre o cartão SUS, e para aqueles que ainda não tem, devem solicitar o seu cartão SUS junto ao primeiro piso do PAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário