Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECE O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA - SAMU

O caminho é o esclarecimento, entende a equipe da SAMU de
Canguçu, para que as lideranças e a comunidade saibam
qual é a finalidade deste importante serviço

O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. É responsável pelo componente  Regulação dos Atendimentos de Urgência e Emergência, pelo Atendimento Móvel de Urgência e pelas transferências de pacientes  graves.
Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.
Além disso, intermedia através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
Equipe da SAMU, além de falar sobre os serviços, 
solicitou á Secretária mudança na rampa de acesso
da ambulância no HCC

PREOCUPAÇÃO:
Preocupada com a falta de informação da comunidade referente aos serviços da SAMU, a Secretária Municipal de Saúde – Mariza Helena Eslabão, esteve reunida com a equipe da SAMU, objetivando desenvolver ações para melhor orientar a população dos serviços específicos de urgência e emergência que tem por finalidade, serem atendidos pela equipe.
Equipes
Todas as equipes trabalham em sistema de plantão, com cobertura por 24 horas, todos os dias da semana.
  Equipe da central de regulação
Possui Médicos reguladores; Telefonistas auxiliares de regulação médica; Radioperadores.
Equipe das Unidades  Móveis de Suporte Avançado (UTI)
Possui Médico; Enfermeiro; Motorista;
Cada Unidade de Suporte Avançado (UTI) tem, além de material de consumo, no mínimo: uma incubadora para transporte, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetros, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, além de todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos,
Equipes das Unidades Móveis de Suporte Básico
Técnico de Enfermagem; Motorista.
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico tem, além de material de consumo onde inclui-se medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil (ambu).  
São cinco radioperadores para atenderem uma média
de 80 chamadas ao mesmo tempo,
em todo o Estado

Os procedimentos realizados, estão dentro dos padrões estabelecidos pela regulação dos serviços médicos de urgência, esclarece a equipe.
REGULAÇÃO MÉDICA DE URGÊNCIA
A Central de Regulação Médica de Urgência possui um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo.
As respostas podem ser dadas de diversas maneiras e são adaptadas a cada necessidade:
  • Orientação por telefone : Quando pode ser resolvido por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações.
  • Ativação de unidades móveis: De acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas unidades de suporte básico ou unidade de suporte avançado.
Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário