Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

PIOLHOS – TEM TRATAMENTO E PODE ESTAR NA CABEÇA DE QUALQUER UM


É começo de ano letivo, e o Programa Saúde da Família da SMS orienta pais e alunos para os cuidados com as infestações da Pediculose do Couro Cabeludo, nome dado às infestações de lêndeas e piolhos na cabeça, comum em alguns casos, em crianças nas salas de aula.
A Pediculose causa coceira, e é provocada pela picada dos piolhos adultos e pode levar a escoriações e infecções secundárias, principalmente, por estafilococos, e podem causar doenças infecciosas como o tifo exantemático e, a febre recorrente e a febre das trincheiras.
Portanto, fique atento, se seu filho apresentar coceiras na cabeça, olhe e observe se há indícios de lêndeas nos fios de cabelo. Passe um pente fino nos cabelos sobre uma toalha branca, isso ajuda a identificar a existência do piolho.
                   
Tome alguns cuidados, o piolho pode passar de uma pessoa para outra através de pentes, escovas, roupas pessoais ou de cama.

PREVENÇÃO:
O piolho atinge qualquer tipo de cabelo, independente do tamanho. Por isso, é necessário não esquecer dos seguintes cuidados:
- Lave bem a cabeça, de preferência com shampoo ou sabonete;
- Não use pentes, escovas, toucas, gorros, lenços, tiaras e presilhas de outra pessoa;
- Qualquer desconfiança, realize o teste do pente fino sobre a toalha branca.

Caso você tenha identificado a existência do piolho, busque orientação na escola, na farmácia ou em uma unidade de saúde mais próxima, e trate ao mesmo tempo todos os integrantes atingidos, na família ou no local (escola, instituição, empresa) onde surgiu o piolho para o tratamento dar resultado. Repita este tratamento, tantas vezes for recomendado. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário