Os pacientes com sintomas podem procurar o Posto de Saúde Central
e procurar a Vanise ou Margarete
Teve início dia 21 e vai até dia 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação e Orientação Contra a Tuberculose, em todo do País.
Conforme Vanise Nunes - Enfermeira Responsável pelo Programa de Prevenção da Tuberculose, a situação em Canguçu é considerada tranquila, com sete casos registrados, no entanto, alerta para os pacientes com os sintomas para continuarem procurando os postos de saúde, onde os médicos estarão solicitando os exames aos pacientes com suspeitas, já que é uma campanha de prevenção permanente da Secretaria Municipal de Saúde, e não apenas nesta semana.
A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, o qual ataca principalmente o pulmão e é transmissível de pessoa para pessoa, desde que uma esteja contaminada pela doença, transmitida através do ar que respiramos ( tosse, fala ou espirro). A tuberculose apresenta como sintomas principais: tosse acompanhada de catarro, por mais de 3 semanas, seguida de: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa, principalmente à tarde. A prevenção se dá pela vacinação de crianças com a BCG, ao nascer. Se a pessoa permanecer com tosse por mais de três semanas deve procurar o atendimento médico, assim como aquelas que tiverem contato com pessoas afetadas dentro de casa, igualmente, devem procurar uma unidade de saúde.
Em todo o país, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos Estados e dos Municípios, aumentou em torno de 70 % a rede de atendimento da tuberculose, a qual tem cura, com um tratamento que dura cerca de 6 meses. Esse tratamento é gratuito, nos postos de saúde, bastando que o paciente o realize de forma ininterrupta.
Não esqueça, procure o Posto de Saúde mais próximo, a tuberculose tem cura e tem prevenção, um alerta da Secretaria Municipal de Saúde de Canguçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário