Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

SECRETARIA DA SAÚDE DISTRIBUI CADERNETA DO ADOLESCENTE ÁS ESCOLAS


A Secretaria Municipal de Canguçu está distribuindo ás escolas do município, exemplares da Caderneta de Saúde do Adolescente. O trabalho foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Com informações sobre a adolescência, uma das melhores etapas da vida, a caderneta foi desenvolvida para os jovens entre 10 e 19 anos de idade, uma fase rica em descobertas e mudanças.
Em duas versões, os exemplares foram desenvolvidos separadamente ao público feminino e masculino, com o objetivo de apoiar os jovens neste processo de autodescoberta e autocuidado.
São 48 páginas com foco na saúde dos adolescentes. A caderneta traz diversas informações sobre responsabilidades, direitos, dicas de saúde, alimentação saudável, estatura, desenvolvimento, vacinas, como cuidar dos dentes, sobre espinhas, puberdade, higiene, sexualidade, gravidez, projeto de vida, e muitas outras informações úteis que poderão ser utilizadas ao longo desta etapa.
Além disso, ela faz um acompanhamento sobre quem é você. O que mais gosta, se tem algum tipo de alergia, doença crônica, se toma algum medicamento, se já foi internado, operado, se teve algum acidente, se tem alguma deficiência, e outras informações relevantes.

terça-feira, 13 de março de 2012

NOVO REMÉDIO CONTRA AIDS PARA CRIANÇAS

Thinkstock
Brasília, 13 mar (EFE).- A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começará a testar em seres humanos um remédio desenvolvido especialmente para tratar a Aids em crianças.
Os testes terão início no segundo semestre deste ano e calcula- se que, se forem bem-sucedidos, o remédio estará disponível no mercado a partir de 2014, de acordo as previsões dos cientistas dessa instituição pública.
Conforme a "Agência Brasil", os pesquisadores da Fiocruz reuniram em um único comprimido os princípios ativos Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina, três dos 16 usados no combate contra a Aids.
Esse comprimido contém doses adequadas para crianças e foi adoçado com outros componentes com o objetivo de tornar o sabor mais agradável e não gerar rejeição.
Pelos dados oficiais, entre 1980 e 2010 foram registrados no Brasil 14 mil casos de Aids em crianças menores de 13 anos, que em sua maioria herdaram a doença de suas mães durante a gravidez ou contraíram no momento do parto. EFE

VAGAS – SMS CONTRATA AUXILIAR DE ENFERMAGEM


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA E EMERGENCIAL
A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Canguçu, Estado do Rio Grande do Sul, torna público que em conformidade com o Edital nº. 018/2012, que homologou o Resultado Final dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, aberto pelo Edital nº. 005/2012, visando à contratação de pessoal em caráter temporário e emergencial, fica CONVOCADA a candidata abaixo relacionada a comparecer no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de publicação do presente Edital, na Secretaria Municipal de Saúde, para tomar conhecimento da vaga oferecida e apresentar a documentação necessária para a efetiva contratação, ou em caso de não haver interesse em assumir a vaga, firmar o Termo de Desistência.

Cargo: Auxiliar Enfermagem
Nome: Sandra Cristina Pires Quevedo
Classificação: 3º lugar

PLANOS DE SAÚDE - GUIA PRÁTICO PARA ESCLARECER DÚVIDAS

A
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança nesta segunda-feira (12) o Guia Prático e Guia de Bolso sobre Planos de Saúde com informações para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. A iniciativa faz parte de uma série de ações pelo Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. As publicações serão distribuídas em vários eventos pelo país organizados pelos Procons e nos Núcleos da Agência.
O Guia começa descrevendo o papel da ANS como agência reguladora do setor, esclarecendo suas atribuições e seu campo de atuação junto aos consumidores, os prestadores de serviços e as operadoras de planos de saúde. Em seguida, apresenta um passo a passo com orientações para contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras. Há também recomendações ao consumidor, no momento de escolher um plano. Já o Guia de Bolso traz respostas para as dúvidas que podem surgir no momento de uso dos serviços e foi criado com o mesmo tamanho da carteira do plano para facilitar sua portabilidade.
O Guia Prático ressalta ainda a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a idade. O Guia aborda também os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória de acordo com o tipo de plano e as acomodações (apartamento ou enfermaria), além da área geográfica de cobertura (municipal, estadual, regional ou nacional).
Os reajustes de preços para cada tipo de plano, a portabilidade das carências para outra operadora, além de um glossário com os termos mais usados pelo setor, também são abordados pelo Guia. A publicação traz ainda os canais de relacionamento da Agência com os consumidores, por meio de telefone, sítio eletrônico e atendimento presencial nos Núcleos da ANS.
• Para Baixar:
Planos de Saúde: Guia Prático
Plano de Saúde: Informações Importantes
Fonte: ANS/cguemquestao

segunda-feira, 12 de março de 2012

VERMINOSES – O VERÃO EXIGE CUIDADOS REDOBRADOS


Verão sugere calor, praia, areia, e com o verão vem também alguns cuidados que devemos ter principalmente com a nossa alimentação, quando vamos para a praia, para o camping ou nos acampamentos.
Estamos falando dos riscos com a alimentação mal condicionadas e mal lavadas, comuns nestas situações, abrindo uma porta para as verminoses. E nestes casos, os cuidados com as crianças devem ser redobrados.
Vermes, são parasitas que se alimentam de nutrientes presentes no intestino, e são transmitidos pela boca (comendo com as mãos sujas, ingerindo água e alimentos contaminados por fezes, contato com o solo contaminado por fezes contendo vermes ou ovos de vermes).
Os vermes podem ser muito grandes ou pequenos. As verminoses podem causar dor abdominal, perda de nutrientes, retardo no crescimento e desenvolvimento até a morte.

MÉTODOS DE PREVENÇÃO
Hábitos de higiene pessoal e ambiental são fundamentais para evitar a reinfectação e transmissão das parasitoses.
- Evacuar em local apropriado (vaso sanitário);
- Lavar as mãos após evacuações e antes de qualquer contato com alimentos;
- Lavar frutas, legumes e verduras;
- Manter as unhas curtas;
- Beber água filtrada ou fervida;
- Não comer carne crua ou mal cozida;
- conservar alimentos protegidos da poeira e insetos;
- Usar sempre calçado;
- Manter a casa livre de insetos (pulgas, moscas, baratas,...);
- Não levar objetos ou dedos á boca;
- Levar os animais domésticos ao veterinário;
- Evitar acesso de animais a praias, praças, parques.

E não esqueça, se você tiver algum sintoma, ou perceber que seu filho ingeriu ou teve contato com este quadro, fique atenta, e procure um médico ao menor sinal.
Uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde.

AGITO DE VERÃO 2012


Devido ao grande sucesso o Projeto AGITO DE VERÃO foi prorrogado até o final de março.


Continua em sua Programação de Segunda a Sexta-feira, na Pista de Atletismo, das 17:00 às 20:00

  • Orientação para o alongamento no Espaldar;
  • Aula de aeróbica e localizada do “Agita Canguçu” (Segundas e Quartas-feiras das 18:00 às 19:00);
  • Empréstimo de material para prática esportiva (bolas de futebol, voleibol e mini-traves);
  • Orientação para a Prática de Atividade Física (caminhada, corrida e alongamento)
  • Ponto de hidratação corporal;
  • Atendimento na Academia II.

Nesta Sexta-feira dia 09 de março ocorreu o Torneio de Vôlei 4x4, com as seguintes equipes:

  1. Diego/Willian/Lucas/Frantiescole
  2. Paulo Ricardo/Gabriel/Guilherme/Marcelo
  3. Everton/Piero/Lucas/Clauber

Continue participando conosco do Projeto que foi a sensação do Verão em Canguçu, sua Saúde agradece!

sexta-feira, 9 de março de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NECESSITA CONTRATAR NOVOS MÉDICOS


A procura por serviços de saúde nesta época reduz em torno de 20% em relação aos demais meses do ano, ainda assim, a demanda ainda chama atenção pelo número de procedimentos realizados nas unidades de saúde do município.
No mês de fevereiro, de acordo com o relatório mensal publicado pela SMS, foram computados mais de 25 mil procedimentos nas áreas de próteses dentárias, CEO, PSC, PAM – 24 horas, ESFs, Postos do Interior, CAPS, Vigilância Sanitária e SAMU.
Mesmo com uma rede assistencial organizada, o serviço público de saúde em alguns momentos exige ainda mais dos seus colaboradores e a paciência dos seus usuários, quando a demanda de serviços aumenta em determinados dias. É o que acontece principalmente nos primeiros dez dias do mês, com a procura pela marcação dos exames. Já houve dias que foram mais de 800 pessoas atendidas.  
O Pronto Atendimento Municipal, funciona em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico clínico, pediatria e ginecologia, de enfermagem e unidade de observação, mas também concentra em determinados horários, um fluxo maior no atendimento, principalmente das 7:30 até ás 10 horas da manhã, e das 12:30 às 14 horas, na parte da tarde.
As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento.
No entanto, o PAM – 24 horas e o Posto de Saúde Central, recentemente reinaugurado, e com instalações mais amplas,  vem enfrentando algumas dificuldades para não comprometer o atendimento junto aos seus usuários. A dificuldade em contratar um Médico para plantão 24 horas, um para Suporte 12 horas e um Médico Pediatra para atender nas segundas-feiras, tem deixado preocupado a coordenação dos serviços da SMS.
Os salários oferecidos estão de acordo com a média salarial da região, no entanto, os profissionais buscam propostas melhores em regiões com mais densidade e oferta, rejeitando as ofertas do serviço público de saúde nos municípios menores.
Anúncios solicitando médicos para o PAM e PSC estampam as páginas do Diário Popular duas vezes por semana, em repetidas semanas do mês.
Canguçu é referência em saúde na região e no estado, profissionais interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e buscar maiores informações sobre carga horária e salários.
       

PIOLHOS – TEM TRATAMENTO E PODE ESTAR NA CABEÇA DE QUALQUER UM


É começo de ano letivo, e o Programa Saúde da Família da SMS orienta pais e alunos para os cuidados com as infestações da Pediculose do Couro Cabeludo, nome dado às infestações de lêndeas e piolhos na cabeça, comum em alguns casos, em crianças nas salas de aula.
A Pediculose causa coceira, e é provocada pela picada dos piolhos adultos e pode levar a escoriações e infecções secundárias, principalmente, por estafilococos, e podem causar doenças infecciosas como o tifo exantemático e, a febre recorrente e a febre das trincheiras.
Portanto, fique atento, se seu filho apresentar coceiras na cabeça, olhe e observe se há indícios de lêndeas nos fios de cabelo. Passe um pente fino nos cabelos sobre uma toalha branca, isso ajuda a identificar a existência do piolho.
                   
Tome alguns cuidados, o piolho pode passar de uma pessoa para outra através de pentes, escovas, roupas pessoais ou de cama.

PREVENÇÃO:
O piolho atinge qualquer tipo de cabelo, independente do tamanho. Por isso, é necessário não esquecer dos seguintes cuidados:
- Lave bem a cabeça, de preferência com shampoo ou sabonete;
- Não use pentes, escovas, toucas, gorros, lenços, tiaras e presilhas de outra pessoa;
- Qualquer desconfiança, realize o teste do pente fino sobre a toalha branca.

Caso você tenha identificado a existência do piolho, busque orientação na escola, na farmácia ou em uma unidade de saúde mais próxima, e trate ao mesmo tempo todos os integrantes atingidos, na família ou no local (escola, instituição, empresa) onde surgiu o piolho para o tratamento dar resultado. Repita este tratamento, tantas vezes for recomendado. 
      

quinta-feira, 8 de março de 2012

FECHAMENTO DA UTI NEONATAL FOI PAUTA NA CÂMARA DE VEREADORES

O fechamento da UTI neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu foi motivo de debate na sessão ordinária desta segunda-feira (05) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu. Com a presença do Prefeito Cássio Mota (PP), da Coordenadora Adjunta da 3ª Coordenadoria de Saúde Vera Silva, do Diretor de Assistência Hospitalar da Secretaria Estadual de Educação, Marcos Antônio Oliveira Lobato e dos administradores do Hospital de Caridade de Canguçu, Fernando Gomes e Paulo Pureza. A reunião que devia durar meia hora se estendeu por duas horas debatendo os motivos do fechamento da UTI.
Representante do Estado no encontro, Lobato apresentou os motivos do fechamento da UTI Neonatal de Canguçu. Segundo ele o principal motivo foi a falta de profissionais para o atendimento médico. “Foi informado que teria o número necessário e por isso foi autorizada a abertura”, comentou. Na verdade dos nomes enviados a Secretaria apenas um médico estava realizando plantão. O administrador do Hospital, Fernando Gomes, disse que os médicos não teriam cumprido o acordo pré-estabelecido para o trabalho. Lobato também informou que a vigilância sanitária encontrou problemas e que o laudo final ainda está sendo elaborado. O hospital teria sido notificado anteriormente ao fechamento e não se adequou ocasionando a suspensão das atividades.

Os vereadores quiseram saber sobre os valores repassados para a instituição. Lobato disse que foram enviadas todas as pedidas orçamentárias. “Eram R$ 100 mil para abertura e mandamos R$ 150 mil”, falou. Segundo ele durante o funcionamento ainda foi informado que os valores repassados pelo estado seriam insuficientes. Hoje o Estado repassaria uma média de R$ 800,00 ao dia para o atendimento e a pedida do hospital seria de R$ 2.500,00 para manter o atendimento. O estado irá estudar a proposta e, segundo Lobato, com os repasses irá exigir que os 10 leitos sejam exclusivamente para o SUS.
Fernando Gomes disse que o hospital já dispõe de nomes de médicos suficientes para retomar o atendimento. Lobato disse que com a experiência de Canguçu servirá de modelo para que o Estado reforce a fiscalização em outras instituições. “Servirá de exemplo para redobrarmos a fiscalização nas demais UTIs”, relatou, dizendo que havia confiado nas informações passadas pelo hospital para garantir a abertura do serviço, mas que não dispunha de totais condições. “Nós acreditamos no que foi informado e ajudamos de todas as formas”, acrescentou.
Fonte: cangucuemfoco

quarta-feira, 7 de março de 2012

CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA OFERECE ATENDIMENTO Á QUALQUER CIDADÃO

Os Centros de Especialidade Odontológicas são uma das linhas de ação do Brasil Sorridente, a primeira política nacional de saúde bucal já desenvolvida no País, com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições da população brasileira nesta área. Canguçu conta com uma dessas unidades, e qualquer cidadão pode ter o acesso a tratamento odontológico especializado na rede pública, como canal, doenças da gengiva, cirurgias, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
Dados apurados pelo Governo Federal antes da implantação dos CEOs, indicavam que 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista.  Em outros números, 13% dos adolescentes nunca tinham ido ao dentista; 20% da população brasileira já perdera todos os dentes e 45% dos brasileiros não tinham acesso regular a escova de dente.

Foram implantados aproximadamente 400 Centros de Especialidade em Odontologia (CEO) distribuídos em todos os estados brasileiros e implantados nos municípios que já apresentavam um histórico de referência em atendimento especializado de outras áreas, e Canguçu, é um destes municípios.

Cada CEO faz o atendimento clínico especializado que não puder ser executado nas unidades básicas e conta com um laboratório de próteses dentárias que podem executar os serviços protéticos que estão sendo desenvolvidos por qualquer outro serviço odontológico.
Os atendimentos são encaminhados pela rede básica, que passa pelo ESF dos bairros, Posto Central, postos do interior e dos municípios que fazem parte da rede de atendimento do CEO.

terça-feira, 6 de março de 2012

MAIS TRÊS ESCOLAS CONHECEM O PROJETO PEQUENOS VIGILANTES


O Projeto Pequenos Vigilantes esteve em mais uma escola, desta vez foi a E.M.E.F. São Luiz Gonzaga, do Passo do Atalho que recebeu a visita das coordenadoras do projeto.
As próximas escolas, conforme roteiro elaborado pela SME, serão as escolas Heitor Soares Ribeiro, na Florida, e a Escola Santa Maria no Passo do Valadão.
A coordenação do projeto, é da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Sanitária.
Mais de 100 crianças já participaram, e agora são considerados multiplicadores das ações que visam um conhecimento mais amplo sobre vigilância em saúde com ênfase na vigilância sanitária, SUS, alimentação saudável, higiene pessoal, ambiental, higiene dos alimentos, rotulagem, conservação dos alimentos, reciclagem, conhecimentos sobre dengue, chagas, e outras doenças.         

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ CONTRATANDO NOVOS MÉDICOS

PRECISAMOS DE MÉDICOS PARA TRABALHAR NO PRONTO ATENDIMENTO EM CANGUÇU
                                                                                                       
MÉDICO PARA PLANTÃO 24 HS – R$ 3.600,00 líquidos

MÉDICO SUPORTE 12 HS – R$ 2.300,00 líquidos


Interessados, entrar em contato pelos fones:

053 3252 3490 – GABRIELA
053 3252 1314 - LIZIANE

segunda-feira, 5 de março de 2012

OBRAS - POSTO DO BAIRRO TRIÂNGULO TAMBÉM DEVERÁ RECEBER INVESTIMENTOS


Os investimentos que estão sendo realizados na área de saúde pública em Canguçu, como as obras do posto do Bairro Fonseca e o da Vila Nova, e que terão mais R$ 780 mil em investimentos, sinaliza, que novos investimentos também deverão ser realizados no posto do Bairro Triângulo.
O projeto já foi encaminhado para Brasília, e aguarda retorno para que a comunidade do bairro Triângulo, também seja contemplada com obras de melhoria e ampliação do posto local. Estes investimentos beneficiarão cerca de 10 mil pessoas que atualmente são atendidas nestes três postos, situados na cidade.

OUTROS INVESTIMENTOS:
Caracterizado por suas ações em saúde, o Executivo Municipal recentemente inaugurou as novas instalações do Posto de Saúde Central, beneficiando principalmente quem procura atendimento pediátrico, dentista, de puericultura, vacinação, exames citopatológicos, além dos programas de controle da tuberculose e de assistência ao estomizado.
Em fase de licitação, estão R$ 200 mil e mais R$ 150 mil para ampliação do PAM – Pronto Atendimento Municipal, unidade de saúde que atende mais de 20 mil procedimentos mensais, em atendimentos médicos, de ginecologia, enfermagem, radiologia, ultrassom, eletrocardiograma, exames laboratoriais e transporte de pacientes.
Uma nova Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas - UPA, foi recentemente autorizada para Canguçu. A UPA de Canguçu é de porte I e terá até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão. A unidade será construída no Bairro Izabel.
Estamos trabalhando para melhor atender e beneficiar a nossa comunidade, tornando Canguçu cada vez mais, uma referência em saúde na região, reconhece a Secretária Gabriela Marques. Estes investimentos estão sendo realizados de forma estratégica, buscando beneficiar os principais pontos da cidade.

ESTADO RECEBE REFORÇO DE 40 LEITOS EM UTIs NEONATAIS; 20 SÃO PARA PELOTAS

Número de vagas em Pelotas deverá saltar de 12 para 32 até o fim do ano
Enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal de Canguçu, a Secretaria de Saúde do Estado anuncia um reforço de 40 leitos nas unidades de Pelotas, Três Passos e Fronteira Oeste até o fim do ano, passando das atuais 370 vagas para 410.
A confirmação foi feita pelo secretário Ciro Simoni, que formou uma comissão especial para tratar especificamente de medidas que desafoguem o sistema. Os projetos mais adiantados estão em Pelotas, onde o número de vagas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá saltar de 12 para 32. O Hospital Universitário São Francisco de Paula recebeu R$ 1 milhão para reforma e compra de novos equipamentos.
A previsão é de que em quatro meses já esteja operando com seis leitos a mais, chegando a um total de 12.
No Hospital Escola, a fase é de licitação do projeto que aumenta as atuais seis vagas para 20. A instituição garantiu 20% da reforma — o que representa pouco mais de R$ 350 mil — com recursos da Consulta Popular, e o restante será repassado pelo governo federal, por meio do programa de reestruturação dos hospitais universitários federais.
Em Três Passos, no Noroeste, a implantação de 10 leitos ainda está em fase de credenciamento, e na Fronteira Oeste a Secretaria da Saúde projeta, em conjunto com os hospitais já equipados com UTIs neonatais, onde será feita a ampliação.
Sindicato diz que vagas vão suprir demanda no RS
De acordo com o Comitê de Neonatalogia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, não existe um número que estabeleça a quantidade de leitos necessária para suprir a demanda do Estado.
Porém, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) acredita que essas 40 vagas a mais sejam suficientes para que o sistema deixe de operar no limite.
— Com essas 40 vagas no Interior, diminui a concentração de leitos na Capital, que hoje tem 57% do total de vagas. Esses leitos estando em cidades polo de cada região vão permitir que as gestantes e os bebês enfrentem um percurso menor nas viagens. Esse projeto do governo, agora, tem é que sair do papel — analisa a diretora do Simers, Clarissa Bassin.
Informações: Joice Bacelo - Zero Hora

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO OFERECE TESTE QUE IDENTIFICA TRAÇO FALCIFORME EM GESTANTES

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, promove na segunda-feira (5), às 9h, no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (ICD), o lançamento da oferta do exame de Eletroforese de Hemoglobina a todas as gestantes atendidas na instituição. A iniciativa é da Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir-GHC).
A doença falciforme ataca os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio aos órgãos e tecidos. As células vermelhas do sangue, que são arredondadas e elásticas, assumem forma de foice e se tornam rígidas, dificultando a passagem pelos vasos sanguíneos, o que implica fortes dores, principalmente nos músculos e nos ossos. A doença pode levar o paciente a sofrer acidente vascular cerebral (AVC), infarto pulmonar e muitas outras complicações.
A mutação genética surgiu na África e na região do Mar Mediterrâneo e atinge em sua maioria negros, mas também é bastante presente na descendência italiana. Estimativas apontam que, a cada mil brasileiros, um é portador de doença falciforme. No Rio Grande do Sul, em cada 62 pessoas, uma carrega o gene da doença falciforme, o que é chamado de traço falciforme.
A doença falciforme pode ser diagnosticada com o teste do pezinho, logo após o nascimento do bebê, o exame é considerado obrigatório e feito gratuitamente na rede pública de saúde. Já crianças e adultos podem descobrir se são possuidores do traço da doença pelo exame de Eletroforese de Hemoglobina, ofertado a partir de agora a todas as gestantes atendidas no GHC. Esse teste é feito com uma coleta normal de sangue.
Apesar da natureza geralmente benigna do traço falciforme, há uma série de complicações clínicas que podem ocorrer como o carcinoma medular renal, que é um tumor raro e agressivo e que acontece quase que exclusivamente em pessoas jovens com traço falciforme, e a maior frequência de infecção urinária. Alguns estudos sugerem que a pré-eclâmpsia pode ser mais comum em traço falciforme e ela é a maior desencadeadora de morte materna no Brasil.
Fonte: GHC / cguemquestao

sexta-feira, 2 de março de 2012

NOVA CAMPANHA DE SAÚDE NAS EMISSORAS DE RÁDIO


Começa a rodar nas emissoras locais, uma nova campanha de saúde. Desta vez trata do exame de pré-câncer.
"O exame preventivo de Câncer de Colo de Útero – Pré-câncer, é recomendado especialmente para mulheres entre 25 e 64 anos. Faça anualmente.
Para agendar, procure uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Canguçu, diariamente.
A prevenção salva vidas!
E não esqueça, o cartão SUS é um documento de identidade para usar os serviços de saúde pública, como consultas, exames e internações.

Uma campanha da Prefeitura de Canguçu / Secretaria Municipal de Saúde"

MAIS DE 100 PEQUENOS VIGILANTES FORMADOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

As Escolas Francisco Meireles e a Vinte de Setembro, receberam nesta semana, o Projeto Pequenos Vigilantes, atendendo 24 e mais 38 alunos, respectivamente.
Até o momento já foram atendidas quatro escolas formando mais de 100 Pequenos Vigilantes, considerados multiplicadores da prática e do conhecimento mais amplo do conceito de Vigilância em Saúde. 
Entre as temáticas abordadas pelo projeto estão:

* conhecimento sobre vigilância em saúde com ênfase na vigilância sanitária.
* SUS
* alimentação saudável
* higiene pessoal, ambiental, higiene dos alimentos
* rotulagem
* conservação dos alimentos
* reciclagem
* conhecimentos sobre dengue, chagas, e outras doenças.

Os Educadores e os Escolares acolhidos pelo projeto recebem um questionário para que possam avaliá-lo e dar sugestões, até o momento 100% das avaliações foram positivas, a sugestão que foi unânime entre as escolas visitadas foi de ampliar o projeto para as demais turmas.

quinta-feira, 1 de março de 2012

UTI NEONATAL AGUARDA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS PARA VOLTAR À FUNCIONAR

Entre as exigências da Secretaria de Saúde do Estado ao Hospital de Caridade estão a capacitação da equipe de enfermagem e desinfecção total da UTI; vereador do PP não descarta abertura de CPI para investigar o caso
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, inaugurada no Hospital de Caridade de Canguçu para atender recém-nascidos de todo o Estado, encontra-se fechada desde sexta-feira (24). A moderna estrutura de dez leitos foi aberta em novembro do ano passado, depois de aguardar por nove meses o credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Naquela ocasião, o ato contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni.
A dificuldade encontrada pelo Hospital para contratar médicos teria sido determinante para o fechamento.
- A Secretaria Estadual de Saúde exigiu a capacitação da equipe de enfermagem e a formação da equipe médica, além da desinfecção total do ambiente. Esses itens precisam ser cumpridos para a UTI voltar a funcionar – explicou a titular da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Lusiana Larrossa, em entrevista à Rádio Liberdade AM na manhã desta terça-feira (28).
Na sexta-feira (24), o último bebê internado recebeu alta. A partir daí, iniciaram os procedimentos, considerados “pequenos, mas que no conjunto são importantes para qualificar a assistência às crianças”, como define Lusiana. Ela não estipula prazo para a conclusão do trabalho.
- A reabertura da UTI vai depender da dinâmica da direção do Hospital – limitou-se a dizer.
Em novembro, dias depois de ser inaugurada, a UTI contava com o médico pediatra Benhur Batista, cinco enfermeiras e 17 técnicas de enfermagem.
Durante os 103 dias de funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu, cerca de 40 recém-nascidos foram atendidos. Destes, dez tiveram complicações e não sobreviveram. Quem apresenta os dados é o superintendente Fernando Gomes, que concedeu entrevista à Rádio Liberdade AM nesta quarta-feira (29).
Depois da abertura da UTI, em novembro do ano passado, crianças pré-maturas e com baixo peso, que antes eram encaminhadas para outras cidades, começaram a ser socorridas em Canguçu. A situação mudou a rotina da instituição, que desde sexta-feira (24) não recebe recém-nascidos.
- Em alguns casos, recebemos mães que usavam drogas, viciadas em crack e com doenças como hipertensão, diabetes e infecção. É uma realidade que nós não vivíamos antes – considera
O gestor relaciona o número de óbitos às condições de saúde das mães, boa parte delas adolescentes. Ele destaca que a Secretaria de Saúde do Estado está realizando auditorias e capacitação de profissionais nas UTIs neonatal, e a de Canguçu foi a primeira das 45 instituições. A auditoria aconteceu em janeiro.
A falta de médicos pediatras para atender à moderna estrutura de dez leitos climatizados foi apontada como “o mais angustiante”, sendo o maior motivo para o fechamento. Apenas quatro estavam à disposição, enquanto o Estado exige nove profissionais.
- Nós tínhamos uma equipe montada, mas com a demora para inauguração os profissionais acabaram assumindo serviços em outras unidades de atendimento regional – explica, referindo-se ao período de aproximadamente dez meses em que o Hospital de Caridade aguardou pelo credenciamento da UTI junto ao Ministério da Saúde para atender casos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, os profissionais não eram remunerados de acordo com o que o mercado oferecia, devido ao alto custo de manutenção do serviço. A situação crítica provocou mudanças no setor.
- No período em que a UTI estava atendendo, tivemos dois pediatras permanentes [um deles, Benhur Batista] e outros três ou quatro fazendo plantões esporádicos. Agora remontamos a equipe, temos cerca de nove a dez médicos á disposição, dentro da legislação – garante.
O Hospital de Caridade prossegue enviando relatórios de capacitação da equipe de enfermagem e da capacitação dos médicos para a Secretaria de Saúde do Estado. A instituição deve passar por um processo de esterilização nesta semana, e poderá ser avaliada pela Vigilância Sanitária nos próximos dias. Porém, Fernando Gomes prefere não estipular prazo para a reabertura da UTI neonatal.

Fonte: cangucuonline

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA "AGITO DE VERÃO"


No princípio da espécie humana necessitávamos realizar muito mais esforço físico do que nos tempos modernos. Pois a alimentação e a obtenção de vestuário dependiam da caça. Hoje possuímos uma vasta coleção de enlatados e comidas congeladas, que nos permitem sentar no sofá e esperar por uma lasanha que, milagrosamente, fica pronta em 10 minutos. Observamos a evolução emparceirada da tecnologia e do sedentarismo. Com pouco tempo disponível para lazer, acabamos acomodados nas redes sociais e nos programas de televisão. Pois cada vez trabalhamos e estudamos em jornadas semanais maiores.

É inegável que a atividade física proporciona uma limpeza mental significativa e, ao ar livre, o potencial se multiplica. Afinal, quem não gosta de sentir a brisa leve num dia quente de verão?
Pensando nos benefícios da atividade física ao ar livre que o Programa Agito de Verão possibilita o acesso à prática de vários desportos e atividades aeróbicas na pista do Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, nos fins de tarde canguçuense.
O programa é de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, através do seu Núcleo de Esportes com uma equipe especializada e experiente no assunto.
A população tem comparecido em grande número. E em conversa com o Secretário Andrio Aguiar, o mesmo manifestou o interesse aumentar a divulgação para que mais cidadãos canguçuenses conheçam e façam uso desse espaço.
 Referência bibliográfica:
 Texto de Nuno Cobra: formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros.

Por Fabiane Beletti da Silva