Acompanhe também pelo www.cangucu.rs.gov.br

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFECCIONA CARTILHA PARA GESTANTE

Novos materiais de divulgação sobre cuidados com a saúde estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde investiu mais de R$ 20 mil na confecção de folders, cartilhas, adesivos, receituários, cartazes e cartões SUS para uso no Salvar SAMU, CAPS AD, CAPS I, Unidades Básicas de Saúde, PSFs, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Endemias.
O material tem o objetivo de informar os usuários do sistema de saúde dos serviços, dos cuidados com as doenças, da prevenção, acompanhamento de gestantes, dos serviços disponíveis, além de uma série de informações sobre os mais diversos temas relacionados à saúde das pessoas.
Na foto, você confere parte do conteúdo da Cartilha da Gestante, um informativo rico em informações detalhadas que fala sobre cada fase da gestante, desde a descoberta da gravidez, até o puerpério.
As 1.000 unidades serão suficientes para 1 ou 2 anos, e irão orientar as gestantes até o final da gravidez, falando sobre os exames que a grávida precisa fazer, cuidados com a beleza, sexo na gravidez, os três primeiros meses de gravidez, as mudanças no corpo, cuidados importantes, e depois seguem orientações para os quarto, quinto e sexo mês, e subsequentemente, o sétimo, oitavo e nono mês, sempre com diversas informações sobre cada uma destas fases.    

DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS - MUITOS CASOS DESAFIAM A MEDICINA

Celebrado no último dia do mês de fevereiro, o Dia Mundial de Doenças Raras tem como objetivo destacar a importância dos estudos sobre doenças que desafiam a medicina. Estima-se que 7% da população mundial sejam portadoras de algum tipo de síndrome considerada rara. No caso do Brasil, o total de pessoas afetadas deve superar os 13 milhões, no entanto ainda não existe um mapeamento oficial. Muitos casos surpreendem pela singularidade e superação

Foto central: Quando o menino Ryan Marquiss nasceu, os médicos não tinham expectativa de que ele sobrevivesse. Diagnosticado com uma doença rara, que afeta apenas oito em cada um milhão de nascimentos, o bebê tinha o coração para fora do corpo e precisava ser submetido a uma cirurgia urgente.

Além de estar para fora, o coração de Ryan também não era totalmente desenvolvido, o que tornava o caso do menino americano o único registrado no mundo. Contrariando todas as expectativas, ele passou por uma operação logo após o nascimento e está comemorando o terceiro aniversário.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

EPILEPSIA SEM PRECONCEITOS – O OBJETIVO E OS RESULTADOS ESPERADOS


De acordo com o plano de trabalho, o projeto Epilepsia Sem Preconceito tem o objetivo de coletar dados para a identificação da prevalência epiléptica no município de Canguçu; identificar os pacientes que estão recebendo tratamento adequado e tentar localizar os que ainda permanecem na obscuridade; buscar o aumento do número de atendimentos neurológicos para o município; informar a comunidade escolar do município sobre a epilepsia; amenizar o preconceito existente nas escolas para com alunos epilépticos; e preparar os professores e a comunidade escolar em geral para atender os alunos com epilepsia.
Quanto aos resultados, o projeto prevê o mapeamento do número de epilépticos no município e sua situação quanto à tratamento e acesso à atendimento neurológico; aumento do número de atendimentos neurológicos no município, bem como a obtenção de programas e incentivos para a melhoria da situação sócio-econômica dos pacientes; melhoria no atendimento à alunos epilépticos através da formação continuada dos professores, com o intuito de reduzir o estigma existente e tornar o ambiente escolar mais seguro para os pacientes.
O projeto que está sendo desenvolvido têm ênfase nas crianças e adolescentes em idade escolar.

PROJETO PEQUENOS VIGILANTES DEVERÁ TER O APOIO DE 200 MULTIPLICADORES JUNTO ÀS ESCOLAS


O projeto Pequenos Vigilantes esteve recentemente na Escola Euclídes da Cunha, no Faxinal. Com o propósito de atingir a meta de 200 alunos, que são chamados pelo projeto, de multiplicadores, a coordenação estará ainda no dia de hoje, visitando a Escola José Francisco Meireles, no Santo Antônio.  
A prática e um conhecimento mais amplo do conceito de Vigilância em Saúde, a partir da educação dos pequenos cidadãos, mobilizados para a prática de atitudes saudáveis, possibilitando que se tornem multiplicadores para a construção de um quadro de saúde mais promissor para as famílias e as comunidades envolvidas. Essa é a filosofia do projeto que avaliado por alunos e professores tem o índice de 100% de satisfação.
O roteiro de visitas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e a apresentação e coordenação, é desenvolvido pelo Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira escola visitada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luiz da Silva.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE ESTÁ CONTRATANDO PEDIATRAS


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANGUÇU ESTÁ CONTRATANDO PEDIATRA


ATENÇÃO


PRECISAMOS DE MÉDICOS PEDIATRAS PARA TRABALHAR NO POSTO DE SAÚDE CENTRAL EM CANGUÇU

PARA ATENDER APENAS NAS SEGUNDAS-FEIRAS

Interessados, entrar em contato pelos fones:

053 3252 7042 OU 053 9949 5774 - ADRIANA

UNIDADES ODONTOLÓGICAS MÓVEIS (UOMs) - 16 ESTADOS JÁ FORAM CONTEMPLADOS

 

Os municípios do Plano Brasil Sem Miséria serão beneficiados com a doação de 100 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). Ao todo, 16 estados foram contemplados com as vans que ofertarão gratuitamente serviços de saúde bucal. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que está sendo realizada em Brasília e segue até domingo (04). A ação faz parte da rede Saúde Mais Perto de Você.

Funcionamento - Cada veículo tem capacidade de realizar até 350 atendimentos por mês. As equipes de Saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, atenderão nas unidades móveis. Elas farão, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto à comunidade.

As Unidades Odontológicas Móveis farão o encaminhamento dos casos que necessitarem de tratamento odontológico mais complexo para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), além do seu acompanhamento. No caso das próteses (dentaduras), a parte clínica poderá será feita no próprio veículo. Apenas a parte laboratorial será encaminhada aos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

As UOMs possuem um consultório odontológico que contem: cadeira odontológica; kit de pontas (conhecido como "motorzinho do dentista"); mocho (cadeira do dentista); refletor; amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos materiais utilizados nas restaurações de dentes); raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.

Além disso, todas possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, existe uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia ao consultório.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO CONHECEM O PROJETO PEQUENOS VIGILANTES

No objetivo de desenvolver a prática e um conhecimento mais amplo do conceito de Vigilância em Saúde, a partir da educação dos pequenos cidadãos, a Fiscal Sanitarista e Coordenadora do Projeto Pequenos Vigilantes em Canguçu - Carla Josiane, acompanhada da assistente Eulália Cruz e Jorge Pereira, estiveram palestrando os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luiz da Silva. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclídes da Cunha, do Faxinal, também receberá a visita da coordenação do projeto nesta semana.
Várias crianças forma mobilizadas para a prática de atitudes saudáveis, possibilitando que se tornem multiplicadores para a construção de um quadro de saúde mais promissor para as famílias e as comunidades envolvidas.

Será desenvolvido no decorrer do ano de 2012, várias abordagens do projeto em escolas de ensino fundamental, tendo como público alvo, alunos da 4ª e 5ª séries.
Estes alunos terão; breves noções de Vigilância Sanitária, higiene pessoal, alimentar, ambiental e temática da dengue, produção de alimentos, rotulagem e direitos e deveres do cidadão, com o objetivo específico de estimular nas crianças do ensino fundamental o exercício e a observância de seus direitos e deveres como cidadãos e consumidores, tornar as atribuições de Vigilância em Saúde, conhecidas entre os escolares de ensino fundamental, fomentar a educação em saúde no ensino público, trabalhar a intersetorialidade entre a Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e setores de controle social.



EPILEPSIA SEM PRECONCEITO – PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA

Elaborado pela Professora Fabiane Beletti da Silva, e vinculado à disciplina de Ensino através de Projetos do Curso de Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação do IFSUL – Rio Grandense, o projeto Epilesia Sem Preconceito foi reconhecido e autorizado pela Secretaria Municipal de Saúde para ser desenvolvido como tema nas Unidades da Rede Municipal de Saúde.  
A epilesia é a condição neurológica crônica grave mais comum no mundo. No Brasil, existem poucos estudos sobre a prevalência e nenhum trabalho sobre a incidência em epilepsia.
A alta prevalência de epilepsia ao redor do mundo, associada ao impacto sócio-econômico que ela traz, faz com que a condição seja considerada um problema de saúde pública. Sabe-se que a rotina escolar é alterada quando se tem uma criança com epilepsia na sala de aula. Por causa da lata incidência na idade escolar, muitas crianças acabam não se saindo bem na escola, apresentando dificuldades de aprendizagem e interação social.
Muitos profissionais ficam confusos e preocupados na maneira de lidar com estas crianças, necessitando de campanhas educacionais públicas contra o preconceito, objetivando também orientar profissionais para lidar com estas causas.
Tradicionalmente, algumas características de personalidade foram atribuídas às pessoas com epilepsia, como depressão, ansiedade, tentativas de suicídio, entre outras, criando o rótulo “epiléptico”.  
O projeto tem também a finalidade de identificar a prevalência da epilepsia no município, considerando as implicações, que condição neurológica em questão, acarreta para a inserção dos indivíduos na sociedade, com ênfase no âmbito escolar.
                                                

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PAM – MOVIMENTO INTENSO MAS TRANQUILO


Na volta do feriado, longas filas se formam no Pronto Atendimento Municipal. O movimento intenso, já é considerado normal depois dos feriadões e começo de mês, para atendimento médico ou marcação de exames.
Mesmo com uma rede assistencial organizada, o serviço público de saúde de Canguçu, em alguns momentos exige ainda mais dos seus colaboradores e a paciência dos seus usuários, quando a demanda de serviços aumenta em determinados dias.
No entanto, conforme as atendentes, o movimento intenso já é considerado normal nestes dias, normalizando nos dias seguintes.
Mas no começo de cada mês, até o dia 10, o movimento tende a se manter sempre maior, com a procura pela marcação dos exames. Já houve dias que foram mais de 800 pessoas atendidas no PAM, segundo as atendentes.
No térreo, a quinta e a sexta-feira prometem ser movimentadas, mas tranqüila. No agendamento, o usuário é atendido em 2 ou 3 minutos, onde existe um controle com o registro de cada paciente; o exame solicitado, médico atendente, dia da marcação, medicação receitada, pressão, se fez alguma medicação durante o atendimento, e outras informações que são sempre registradas pelas atendentes, e logo depois, 3 clínicos gerais trabalham procurando atender à todos de forma satisfatória.
O Pronto Atendimento Municipal, funciona em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico clínico, pediatria e ginecologia, de enfermagem e unidade de observação, mas também concentra em determinados horários, um fluxo maior no atendimento, principalmente das 7:30 até ás 10 horas da manhã, e das 12:30 às 14 horas, na parte da tarde.
As comunidades do interior, dependem dos horários de ônibus e buscam o atendimento geralmente nas primeiras horas. As pessoas da cidade, tentam buscar horários alternativos, para evitar as filas no atendimento.        
No primeiro piso, além das consultas, sempre acontece a liberação dos exames solicitados junto à Central de Marcação do PAM – Pronto Atendimento Municipal, e geralmente, em média de oitocentas (800) pessoas passam só no primeiro dia do mês, e depois, este número começa a reduzir nos demais dias. A liberação das cotas vai até os primeiros dez dias do mês.
Gestantes, mães com crianças de colo e idosos têm preferência, evitando as filas na marcação dos seus exames e consultas.
Para agilizar o seu atendimento, a SMS lembra á todos os usuários que traga sempre o cartão SUS, e para aqueles que ainda não tem, devem solicitar o seu cartão SUS junto ao primeiro piso do PAM.

RESSACA DE CARNAVAL - MUITA AGUA E COMIDAS LEVES SÃO ESSENCIAIS


Dores de cabeça, inchaço, desidratação e fadiga. Esse é o resultado de quase uma semana de folia, com bebida alcoólica, churrascos e frituras durante o feriado do Carnaval. Após tantos exageros é hora de desintoxicar o organismo.
A nutricionista do Hospital Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadente, conta o que deve ser feito depois da festança: “O ideal seria manter uma alimentação mais natural possível para tentar desintoxicar um pouco esse organismo. Então a importância das frutas, do verde, das saladas coloridas, dos alimentos mais integrais, pão integral da granola, muito líquido, água, chá, suco de fruta natural. Mas é importante procurar manter a hidratação adequada e procurar também ingerir o mínimo de alimentos mais industrializados possível. Reduzir um pouco o teor de sódio dos alimentos também é importante para ajudar nessa desintoxicação.”
A nutricionista explica ainda que a desintoxição varia de acordo com cada organismo. Segundo ela, existem pessoas mais sensíveis, que demoram um pouco mais para se readaptar. Por outro lado, existem outras que se recuperam mais rápido dos excessos na folia do Carnaval.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde
Tags: alimentação , saúde , últimas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SEJA UM FOLIÃO CONSCIENTE CURTA O CARNAVAL COM MAIS SEGURANÇA




O Carnaval está chegando, e com ele, aumentam os riscos das DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Para ajudar, a Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS está iniciando uma campanha de prevenção, á exemplo de anos anteriores, com a distribuição de camisinhas, folders e informações com as orientações necessárias para curtir a folia com muito mais segurança.
Uma parceria com os Agentes de Saúde irá também permitir a distribuição de preservativos nos quatro dias de folia, nos bailes, nos salões, na rua, nas sedes dos blocos e na rodoviária, no horário das 21 horas até a 1 da madrugada. Além disso, os preservativos agora estão disponíveis em todas as unidades de saúde, inclusive nas unidades com atendimento 24 horas. É auto atendimento, não precisa solicitar, é chegar e pegar.
Os Agentes de Saúde estarão devidamente caracterizados.
O preservativo pode salvar um a vida, seja um folião consciente e não faça uso indevido do mesmo. Camisinha não é balãozinho, e alguém em algum lugar pode estar precisando.
Curta o Carnaval de forma segura, uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde!

DST/AIDS – FAÇA UM TESTE ANTI-HIV GRATUITAMENTE E COM SEGURANÇA

DST, são doenças transmitidas principalmente por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e se não for diagnosticada e tratada a tempo, as DSTs podem evoluir para complicações graves como infertilidade, câncer e até a morte. Portanto, se você tem dúvidas, procure um serviço de saúde e faça exames periódicos.
Assunto que geralmente é evitado, as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, em alguns casos não apresentam sintomas, tanto no homem quanto na mulher, mas se você fez sexo sem camisinha, é bom ficar atento.
Usar preservativos em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para reduzir o risco de transmissão das DSTs, em especial o vírus da AIDS. A transmissão também pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas (no uso de drogas injetáveis) e de cachimbos (crack).
O teste ANTI – HIV é feito gratuitamente, procure o SAT - Serviço de Aconselhamento e Testagem da SMS, é um lugar onde você pode tirar dúvidas e encaminhar o teste anti-HIV por profissionais capacitados para tal procedimento. Você pode também, retirar gratuitamente preservativos masculinos independente de fazer ou não o teste.
Atendimento:
Segundas-feiras durante todo o dia;
Quintas-feiras durante todo o dia;
Sextas-feiras no turno da manhã;
DST – Evite este problema!


CANGUÇU APARECE COM ALTO CONSUMO NO MAPA DO CRACK

O jornal "Zero Hora" da última segunda-feira (13) apresenta uma reportagem sobre a versão gaúcha do plano anticrack deve ter foco na reinserção social. Um dos gráficos mostra os municípios com alto consumo de crack e entre eles está Canguçu. Confira a matéria:

"Começa a ser alinhavado nesta segunda-feira, com o desembarque de 40 técnicos do governo federal em Porto Alegre, um novo projeto destinado a combater o consumo de crack no Rio Grande do Sul. Durante dois dias, a equipe de especialistas de diferentes ministérios vai se reunir com colegas de secretarias estaduais e de órgãos da Capital para elaborar um plano antidroga.

O foco do programa deverá ser, mais do que a repressão a cracolândias, o encaminhamento de usuários para atendimento de saúde e projetos de reinserção social. A versão gaúcha do programa nacional de enfrentamento ao crack, realizado por meio de parceria entre a União e os Estados, deve procurar se desvincular da imagem repressiva deixada pelas operações de combate à cracolândia realizadas pela Polícia Militar em São Paulo desde o começo do ano.

Os técnicos gaúchos fizeram um levantamento de pontos de venda e uso de droga, principalmente na Capital, mas a avaliação é de que no Rio Grande do Sul o consumo é muito mais pulverizado do que em relação à capital paulista, por exemplo. A listagem é mantida sob sigilo até a deflagração das ações, mas inclui pontos de Porto Alegre como Parque da Redenção, Viaduto da Conceição, entorno da esquina das vias Ipiranga e João Pessoa e áreas dos bairros Rubem Berta e Lomba do Pinheiro e na Ilha da Pintada.

A intenção principal, conforme o diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado, Solimar Amaro, é utilizar essas referências para chegar aos usuários e encaminhá-los a serviços de saúde e programas de reinserção social.

— Nossa preocupação não é reproduzir como foi feito em São Paulo, onde a questão foi mais de repressão. Aqui, não queremos apenas acabar com pontos de consumo, mas oferecer condições de recuperação, projetos que possam ajudar usuários a se reinserirem, por meio de ações como programas educativos e de profissionalização — revela Amaro.

Isso deve incluir reforços em ações como atendimentos realizados pelos chamados consultórios de rua, encaminhamentos para serviços de saúde e, em um segundo momento, cursos de capacitação para o mercado profissional. Os detalhes e os recursos necessários para tocar essas ações somente deverão ser definidos após os encontros de hoje e amanhã. No orçamento da União, porém, foram previstos R$ 42 milhões para o Estado em 2012 a fim de combater o crack.

Os 40 técnicos de ministérios como Justiça, Desenvolvimento Social e Saúde chegam hoje à tarde e devem visitar um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) para Álcool e Drogas e um centro de população em situação de rua do município. No final da tarde, rumam para o Novotel, no bairro Três Figueiras, onde deverão se reunir com colegas da Capital e do Estado até amanhã – quando também é esperada a presença da ministra de Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

O Rio Grande do Sul está no grupo de oito Estados que receberam alta prioridade do governo federal para receber auxílio na luta contra a pedra. Embora Porto Alegre deva receber preferência nas ações devido à sua dimensão, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos garante que o plano a ser definido em parceria com a União deverá ter abrangência estadual. Depois de definidos os detalhes do plano, a adesão do Estado ao programa nacional deverá ser formalizada em março, com a presença de vários ministros e do governador Tarso Genro.

Fonte: Zero Hora

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

APROVADA PELO MS UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DEVERÁ TRABALHAR INTEGRADA COM A SAMU


A UPA 24 horas, aprovada recentemente pelo MS para sua construção em Canguçu, trabalhará de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecerão orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.
Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado. 
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura deverá contar com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica. 
Como surgiram
A Política Nacional de Urgência e Emergência integrou as unidades de saúde e dividiu a atenção às urgências no SUS em quatro frentes. No nível da Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família (ESF) e as UBS têm como prioridade a orientação assistencial a um número determinado de famílias e acolhimento das urgências de menor complexidade. O componente móvel, por meio do SAMU 192, faz a estabilização dos pacientes no local da ocorrência e o transporte seguro para as unidades de saúde indicadas. Já às UPAs cabe o atendimento das urgências de média complexidade. E o setor de urgência dos hospitais realizam o atendimento das urgências de maior complexidade.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SAMU – UM SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA


O SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, já está funcionando para qualquer operadora. É só ligar 192.
Um serviço de utilidade pública, o SAMU, através da sua equipe, tem a finalidade de desenvolver ações específicas de urgência e emergência, realizando o atendimento médico pré-hospitalar, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão e, quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital mais próximo.
Fazer uso deste importante serviço, é responsabilidade de todos nós!
Agende este número – 192, e ligue de qualquer operadora, a qualquer hora do dia ou da noite, sempre terá uma equipe de plantão para atender você.
Mas lembre-se, forneça todas as informações possíveis ao Médico Regulador, ele lhe dará todas as orientações que podem ajudar a salvar uma vida.
        

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MARIZA DEIXA A ÁREA DE SAÚDE E ASSUME COMO PREFEITA



Ao passar o cargo para A Vice Prefeita, Cássio Mota elogiou o tino administrativo evidenciado no período em que Mariza Helena permaneceu à frente da Secretaria da Saúde, um desafio superado que ajudou na organização e na execução de ações e projetos para a área de saúde, beneficiando toda a comunidade. Obras como a ampliação do Posto de Saúde Central, construção dos ESFs da Fonseca e da Vila Nova, a Unidade de Pronto Atendimento autorizada pelo Ministério da Saúde, além de várias outras ações envolvendo planejamento e organização da saúde pública, marcaram a passagem de Mariza Helena na SMS.  
Cássio Mota desejou que a mesma tenha a tranquilidade e a confiança necessárias para a realização de seu trabalho também à frente do executivo, durante este período. Mariza Eslabão por sua vez disse que deseja  tocar a Administração tendo como foco as soluções para o problema da estiagem e anunciou que uma alternativa poderá ser a contratação de serviços terceirizados de hora/máquina, para fazer frente a grande demanda, referente à pedidos de abertura de poços e açudes na zona rural, no entanto, as últimas chuvas deverão ajudar na solução destes problemas.
Queremos manter o ritmo de continuidade das ações da Prefeitura com normalidade, esse é o nosso propósito, afirmou.
Em nome da Câmara, o vereador Ubiratan Rodrigues saudou a posse da Vice – Prefeita na titularidade do cargo, ressaltando que todo o cargo público tem um compromisso com o futuro e com as novas gerações, elogiando a inteligência e o esforço, marcas comuns tanto ao Prefeito como à Vice que por hora assume a Administração Municipal.
A Vice Prefeita está com agenda em Porto Alegre no dia de hoje, tratando de assuntos relacionados ao município.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO PARA CANGUÇU

O Ministério da Saúde aprovou a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas para Canguçu. A UPA de Canguçu é de porte I, ou seja, tem até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. O repasse previsto pelo ministério para a construção e compra de equipamentos é de R$ 1,4 milhão para cada UPA de porte I. A unidade será construída na rua Inácio Teixeira Filho, No Bairro Izabel.

O Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas, em 15 estados, entre eles o Rio Grande do Sul. As cidades gaúchas de Canguçu, Venâncio Aires, Novo Hamburgo e Farroupilha serão as contempladas.

A unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde.
Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência em 2003, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos usuários aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

SMS RECEBE APROVAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA CONSTRUÇÃO DA UPA


Na semana passada, a Secretária Municipal de Saúde em exercício, Gabriela Marques, esteve em Brasília protocolando documentação junto ao Ministério da Saúde. A arquiteta Marcela Borges acompanhou a Secretária em reunião no Setor de Planejamento com a arquiteta Maria Jose Lucena Branco para análise e aprovação do projeto UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 hs.
Com as plantas devidamente vistoriadas e aprovadas pela Vigilância Sanitária da 3ª CRS.
Gabriela Marques destacou o êxito da reunião, retornando da capital federal também com a aprovação do Ministério da Saúde.
O próximo passo segundo a Secretária, é reunir a documentação para encaminhar a licitação dos projetos complementares.     

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MARIZA ASSUME EXECUTIVO MUNICIPAL E NOVA SECRETÁRIA DA SAÚDE DEVERÁ SER ANUNCIADA


Vice Prefeita Mariza Helena assumirá hoje a titularidade do Executivo Municipal durante ferias do Prefeito Cássio Mota.
Depois de um período de férias, a Vice Prefeita que vinha ocupando também a pasta da Secretaria Municipal de Saúde, disse que não pretende voltar a ocupar a titularidade na Secretaria.
Com os vários projetos e obras que vem sendo realizados na administração, a Vice Prefeita deverá se dedicar mais ao executivo, acompanhando a execução das obras e dos projetos em andamento.
A nova secretária de saúde deverá ser anunciada na próxima semana. Coordenando as ações em saúde, Gabriela Marques assumiu interinamente a Secretaria, e esteve recentemente em Brasília protocolando documentos para diversos projetos da área de saúde no município, um deles foi a liberação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que será construída na Vila Izabel. 

 
Ainda na área de saúde, Mariza Helena ressaltou que estará acompanhando os trabalhos juntamente com a nova titular da secretaria, na condição de Vice Prefeita, e também para dar suporte á todos os trabalhos iniciados na sua gestão.
Muitos funcionários da área de saúde ainda se questionavam quanto à volta da Vice prefeita para a pasta da saúde, mas se confirmou a sua decisão.
Em último ano de governo, Mariza Helena não tem pretensões de continuar na vida pública e deverá também se dedicar mais á sua nova carreira. Além de professora, e um destacado trabalho na vida pública, Mariza também é formada em direito, e deverá atuar na nova carreira como Advogada, assim que deixar o executivo.
Cumpri meu papel de forma dedicada, sempre com muito zelo e responsabilidade, continuarei na condição de Vice Prefeita, e estarei atuando cada vez mais junto á comunidade, mas agora começa outra etapa, destacou.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANGUÇU ESTÁ CONTRATANDO MÉDICOS


PRECISAMOS DE MÉDICOS PARA TRABALHAR NO PRONTO ATENDIMENTO EM CANGUÇU

MÉDICO PARA PLANTÃO 24 HS – R$ 3.600,00 líquidos

MÉDICO SUPORTE 12 HS – R$ 2.300,00 líquidos


Interessados, entrar em contato pelos fones:

053 3252 3490 – GABRIELA
053 3252 1314 - LIZIANE

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O CALOR É UMA AMEAÇA À SAÚDE. SAIBA COMO PROTEGER-SE!


 Doenças de Verão:
Com o Verão, estação mais quente do ano, vem as faladas doenças de verão! Isso porque o calor excessivo provoca a ocorrência de alguns problemas de saúde típicos da época, sendo os mais freqüentes: desidratação, insolação, dengue, intoxicação alimentar, hepatite A e doenças de pele.

Sintomas
Entre os sintomas mais relatados pelos pacientes nos hospitais estão:
• Diarréia;
. Dor de cabeça;
• Dor no corpo;
• Vômito;
• Mal estar em geral.

Como evitar
• Tomar dois litros de água por dia;
• Tomar banho na temperatura ambiente e usar roupas leves;
• Alimentar-se com verduras, legumes e frutas;
• Evitar alimentos gordurosos;
• Aplicar hidratante no corpo de duas a três vezes ao dia;
• Usar protetor solar com fator de proteção no mínimo de 30;
• Evitar o sol ou diminuir o tempo de exposição a ele entre 10h e 16h;
• Usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné;
• No dia-a-dia também usar protetor solar, principalmente nas áreas expostas do corpo (face, decote, braços e pernas) diariamente.
• Os alimentos também devem receber atenção especial durante o Verão, já que o calor possibilita a proliferação de bactérias, e devem ser bem lavados, de preferência deixando por algum tempo em um recipiente com água com algumas gotas de água sanitária adicionadas.
Saiba um pouco mais sobre as doenças de verão mais freqüentes

• Desidratação
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo, que pode ser aumentada por vários fatores no Verão, como o aumento da própria transpiração. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração.
A pessoa passa a apresentar sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas e olhos ressecados. É uma doença greve, por isso, deve ser evitada com algumas dicas: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquido.
Como tratamento, o soro caseiro pode ser utilizado. Preparação: uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal misturados em um litro de água. A pessoa pode tomar a vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarréia. Nesses casos, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

• Insolação
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Como conseqüências, a pessoa pode sentir os seguintes sintomas: intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e, até mesmo, a inconsciência. Procure o atendimento médico imediatamente.
É importante lembrar que não apenas a pessoa que fica diretamente exposto ao sol contrai a doença, pois a areia da praia, por exemplo, também reflete o sol e aumenta a temperatura da pessoa pelo calor.

• Intoxicação Alimentar
A alimentação feita em locais que não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos ou que deixam eles expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar.
Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio. Pode causar diarréia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaléias, e até mesmo, desidratação grave. Em geral, os sintomas duram poucos dias.

• Micoses
No verão temos mais contato com a água, seja transpirando ou pela ida na praia ou na piscina. Isso faz com que a nossa pele fique úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento das micoses - doenças causadas por fungos. A doença pode aparecer nas virilhas, nos pés e nas unhas.
Inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha, provoca escamação contínua da pele e coceira. Deve-se procurar um dermatologista.

• Conjuntivite bacteriana
É uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente que recobre os olhos). Entre os sintomas, estão: olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda. O contágio pode ser através de contato direto com uma pessoa contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.
Para prevenir, não freqüente praias impróprias para banho nem piscinas que não estejam devidamente tratadas. Não coloque as mãos nos olhos infectados e evite compartilhar toalhas. Procure um oftalmologista para tratar.
 
 
• Dengue
A dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transporta o vírus. Quem é picado pelo inseto pode sentir febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além de perder o apetite, ter náuseas e apresentar bolinhas vermelhas por todo o corpo que causam coceiras. Por isso, em caso desses sintomas procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como Pneus, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água, entre outros.

• Hepatite A
Causada por vírus, a hepatite viral do tipo A, que ataca o fígado, é outra doença comum do verão. A pessoa pode levar até um mês para desenvolver os sintomas, tempo suficiente para o vírus atacar as células hepáticas, provocando amarelamento da pele, febre, dores de cabeça e musculares e o aumento do tamanho do fígado. Mas nem sempre a pessoa apresenta todos esses sintomas, podendo sentir apenas mal-estar ou sinais de gripe. Neste caso o atendimento médico é fundamental para o diagnóstico.

Foto: Ricardo Moura
www.cguemquestao.blogspot.com